Em relação ao que estava previsto inicialmente, há uma alteração exigida pela Direção-Geral do Património Cultural que não deixou que se construísse o parque de estacionamento para autocarros de turismo na faixa de proteção da igreja de S. Francisco, nos terrenos da antiga messe dos oficiais.
Esse parque para autocarros muda para a zona sul da placa central da Várzea, em frente ao terminal da rodoviária.
Alteração de fundo neste projeto é o fim de estacionamento na zona central da várzea. O desenho idealizado pelo arquiteto Lourenço Gomes prevê cerca de 210 lugares nas laterais da Várzea Grande e à volta do tribunal. Um número que pode ser suficiente para dias normais mas que não será suficiente nos dias de mercado semanal e em alturas de grandes eventos.
As principais mudanças
A intervenção, por fases, que o projeto prevê, contempla:
- Nova iluminação
- Renovação total do arvoredo. Abate de todas as árvores existentes e plantação de novas
- Criação de ciclovia
- Paragem de autocarros de turismo na zona sul da Várzea, com capacidade para nove autocarros
- Estacionamento à volta do tribunal e da Várzea Grande – pouco mais de 200 lugares
- Colocação de bancos, papeleiras e bebedouros
- Criação de dois percursos pedonais debaixo das árvores nos lados nascente e poente da Várzea
- Criação de uma rotunda em frente à estação da CP onde será colocado o monumento ao soldado desconhecido com arranjo da envolvente
- Renovação do adro em frente ao Convento de S. Francisco
- Manutenção do padrão, renovando a sua base envolvente
- Fim do estacionamento em frente à igreja de S. Francisco.
- Criação de zonas de estacionamento organizado (paralelo, obliquo ou perpendicular à estrada)
- Substituição do alcatrão por lajedo de pedra de granito composto por paralelepípedos nas zonas nascente, poente e sul ao palácio da justiça e av. Bernardo Faria.
- Estradas mais estreitas para permitir estacionamento em espinha e passeios maiores
- Remodelação integral do pavimento e do perfil dos arruamentos
- Alinhamento da saída da rua de S. Sebastião para a av. Bernardo Faria, ao lado da igreja de S. Francisco
- Criação de novos sanitários públicos junto à antiga abegoaria.
- Criação de área para carregamento de viaturas elétricas
- Instalação de abrigo, com cobertura ondulada, para tomada e largada de passageiros na av, dos Combatentes da Grande Guerra.
O parque de estacionamento para autocarros de turismo que se vê neste vídeo foi alterado. Mudou para a zona sul da Várzea
Esta muito fixe para mi e o melhor projeto ja alguma vez feito em tomar se for para ficar assim pode avançar
ResponderEliminarNinguém vai dizer nada, nem vai participar mas depois vens as virgens ofendidas criticar criticar.
ResponderEliminarCama! Acabaram as raspadinhas por hoje!
EliminarO projecto está bem elaborado, apenas ressalvado pelo nº de lugares para estacionamento que me parece insuficiente. Porque nao se constrói um piso subterrâneo em toda a extensão da Várzea, cobrando valores razoáveis pela sua utilização.
ResponderEliminarOutro pormenor, utilizem o alcatrão para o piso das estradas e nao a calçada, os carros agradecem...
Pura demagogia, em vez de estarem a gastar milhões nesta obra megalómana, gastem mas é tostões na rede de abastecimento de águas, em vez de aumentarem os preços da água.
ResponderEliminarEu plantava lá canabis.
ResponderEliminarJá não é sem tempo, peca por tardio! no entanto acho que devemos ter em atenção, que não temos parque suficiente para autocarros. Temos que criar condições para que nos visitem,poderemos assim criar novos empregos e engrandecer mais a nossa Grande Cidade de Tomar!
ResponderEliminar