segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Jornal francês destaca Tomar e os Templários

A propósito do itinerário cultural europeu dos Templários, o jornal francês “L’Est Eclair” deste domingo, dia 19, publica uma entrevista com João Fiandeiro, guia turístico da empresa Caminhos da História.

Troyes (França) e Tomar constituem o Alfa e o Ómega da história da Ordem dos Templários, lê-se no jornal.

De Troyes à Tomar, l’axe historique


1 comentário:

  1. É bom divulgar Tomar e torná-la visivel na Europa. Mas o seu a seu dono...ora o entrevistado cometeu algumas imprecisões importantes. Começando pelo principio: assim quando perguntado acerca de quando nascera a ideia da Rota Templaria Europeia ele afirmou que foi em 2011 que defendeu a ideia numa tese e a desenvolvera em seguida... quando é público que já uns bons quatro anos antes a proposta surgira explicitamente na comunicação social tomarense (vide CT ,Julho,2007) !
    Quanto ao facto da exposição de Troyes ter sido um evento capital ele afirma que se encontrou na época com diversas pessoas interessadas na Europa e começou a perceber que havia matéria para a Rota...na realidade quem esteve em Troyes em 2012 e fez os primeiros contactos foi a Templ'Anima , tendo intervido inclusive no Coloquio templario de Outubro desse ano, como se pode ver nas respetivas Actas entretanto publicadas !
    Também em Outubro de 2012 houve um congresso sobre os templários em Tomar , promovido pela Região de Turismo, onde se falou da Rota , de Troyes e esteve também presente um elemento da camara de Perugia . Entretanto o que ouvimos dizer na época ao entrevistado é que não encontrava grande interesse em Troyes do ponto de vista templario ...e mais recentemente ou seja o ano passado, voltou de uma viagem a Italia com a ideia de que a Umbria (a que pertence Perugia) não estava interessada no tema templarios !
    Realmente é um (consultor) exterior ao assunto e não remunerado... pois ...nós também não ( quando fomos a Troyes foi do nosso bolso: o Dr.Ernesto Jana pode confirmá-lo) !
    Sim é pertinente que se agrupem todos os lugares templários ! Claro , o Inventário de lugares já está feito por nós há anos e integrado no site internacional da Route ( basta comparar com o nosso Blog) e trabalhamos para que se cumpra a rede de lugares ...
    Quanto a este "fervoroso" adepto da Rota...enfim a afirmação vale o que vale...mas aparenta mais um daqueles neófitos recem-convertidos que se mostra mais papista que o papa...e afirma em autopromoção ter descoberto o que já o estava... (E há mais por aì -da mesma cepa-noutras entrevistas...de que trataremos em breve no n/Blog!)
    Mais prosaicamente o seu vero interesse na questão é apenas o que ele refere claramente num comentario a um mural de um hotel (Valderrabanos) :"todos querem aproveitar a Marca" (financeiramente)...e daí não vem mal ao mundo, desde que não exorbite de seus limites !

    ResponderEliminar