segunda-feira, 16 de outubro de 2017

CIRE condenado por despedimento ilícito de trabalhador

O Centro de Integração e Reabilitação de Tomar (CIRE) viu confirmada a sua condenação pelo Tribunal da Relação de Évora por ter despedido de forma ilícita um trabalhador em meados de 2016.
No primeiro julgamento, no tribunal de Tomar, o CIRE foi condenado a reintegrar o trabalhador e a indemnizá-lo em mais de 6.600 euros, para além de ter de pagar as custas do processo.
Inconformado com a decisão, o CIRE recorreu para o Tribunal da Relação, mas este confirmou a primeira sentença e deu razão ao trabalhador, que foi contratado pela instituição em maio de 2012.
Para o despedimento, o CIRE argumentava com a extinção do posto de trabalho, que o tribunal considerou ilícita.
O acórdão do Tribunal da Relação pode ser lido aqui.

17 comentários:

  1. Despedem uns e contratam outros com altos ordenados. Tá bonito

    ResponderEliminar
  2. Ah grande Farinha, tu é que a levas direita

    ResponderEliminar
  3. Inventam-se cargos para amigos, sobem ordenados de familiares e mais alguns, promovem funcionários sem abrirem concursos, etc etc......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, deixou de ser preciso concurso, contrata-se quem se quer, sem dar oportunidade às pessoas que estão na Instituição à muitos anos, de progredirem na carreira. E claro aumentar o ordenado aos parentes também dá jeito, também se mudam categorias, porque apetece... Há quem receba bem, para servir de "biblot" Quem criou a situação noticiada é que devia arcar com as despesas da decisão judicial, mas essas foram embora antes de rebentar a bomba

      Eliminar
    2. Plenenamente de acordo. É convocar uma assembleia geral extraordinário e ouvir a Fernanda Marçal. Já que ela sabe tudo e pensa que está acima da lei.

      Eliminar
    3. O aumento de ordenado da esposa do atual presidente, no final do mandato da anterior Direção, isto foi uma troca de favores à vista de todos..., “fazes um contrato ao assessor de 3 anos e eu aumento a tua esposa”. Mas um funcionário que tendo outra categoria inferior e fazendo o trabalho para qual a esposa do presidente foi nomeada (responsável pelo economato) reclamou com o seu devido direito, para o silenciarem (não sei se resultou) o atual presidente deu-lhe um aumento de 100 euros. Se isto não é corrupção o que será?

      Eliminar
  4. Não costumo vir aqui muitas vezes...mas,no actual contesto de fogos no país lembrei-me de vir aqui espreitar para saber noticias da minha terra. Heis que me dou com mais esta pérola
    bem pesada para os bolsos do CIRE que se encontra em ruptura.Lá vai o tempo em que este pagamento em nada afectava, não é o caso neste momento com uma instituição que tem feito bem a tanta gente á beira de um ataque de nervos porque está a viver de verbas. Sinceramente que não sei quem passou a rasteira a esta gente. Em tempos ouvi falar e até vi uma reportagem para um canal de televisão onde perguntavam na rua as pessoas se achavam bem a Presidente da câmara tirar as verbas ao CIRE.Se bem me lembro...numa altura em que,houve aí uma festa qualquer onde estava o Malato perguntaram á Presidente porque tinha tirado as verbas ao CIRE a dita Senhora simplesmente virou as costas a quem perguntou.Não gostou concerteza...não de ve estar nas prioridades da Câmara dar conforto aos deficientes e mais ajudas que são dadas até no nível laboral.Não sei o que a dreccão pensa disto...também não sei se a direccão trabalha como beneficiente...ou comem tudo e não deixam nada? Houveram postos de trabalho que deixaram de existir, tudo teve que ser readaptado ás circunstâncias do pouco dinheiro que têm que gerir.O Tribunal considera ilícito o despedimento do trabalhador que já nao se justificava naquelas funções. Acabou o contracto agora querem readmiti-lo a todo o custo e ainda o pobre do CIRE tesos que nem carapau yem que pagar o tempo que não trabalhou os sibsidios e bla bla bla e volta para um trabalho onde já não se justifica estar, isto quando a instituição vive dias apertadinhos.Onde vão buscar as verbas para pagar ao tribunal e para pagar ao dito funcionário o tempo que não trabalhou? Eu entendo que o tal senhor tenha pena de ser despedido...mas também entendo as dificuldades que atravessam.O senhores da direccão se não estiverem a fazer beneficiência devem receber bom ordenado...Logico...direccão é assim.Como estamos perto da Natal até não ficava mal serem êles a contribuir com um pouco do proprio bolso.Que acham? Depois como vao voltar a aceitar o funcionário (concerteza gosta tanto do que faz que nem quer trabalhar em mais lado nenhum)mas,continuando: afinal nem preciso é...mas, ao domingo vão para a porta da Igreja e em vez de ser o peditório para a Coferência S. Vicente de Paulo, fazem para pagar o ordenado ao homem do CIRE.Temos que levar assuntos sérios a rir...isto porque vai ser a intituição que tem que pagar sem ter dinheiro para isso.Porca Miséria...Uns sobem nos poleiros e quem trabalha para conseguirem gerir o pouco que tem ainda vão pagar a tribunais.Em que Mundo cão estamos a viver...

    ResponderEliminar
  5. Esta guerra vem duma Direção anterior, a Direção atual , foi posta pela anterior, por isso vês-se que as coisas continuam na mesma, mal geridas, metem as pessoas sem abrir concursos, mas em compartida outros podem ter ordenados altos, Nesta Instituição à muitas injustiças , há alguns anos à filhos e enteados, conclusão muito mal gerida.

    ResponderEliminar
  6. Porque não são feitas auditorias a esta empresa? Porque sai uma Administração e deixa o séquito para acabar o mau trabalho que começou, enchendo os bolsos aos “queridos, aos profissionalmente mais aptos sem categoria, aqueles que ninguém sabe o que fazem a favor dos utentes, a não ser a favor da Administração espalhando o medo e a discórdia”.
    Quando é que os sócios abrem os olhos? Quando é que os Tomarenses pensam exigir contas ? Por favor não deixem morrer uma casa, que tantas outras cidades queriam...

    ResponderEliminar
  7. Tiro e tirarei sempre o chapéu, a quem fez e faz do Cire uma instituição que cuida, que ensina, que aposta na realização e na independência daqueles que sempre alguém pensou serem dependentes e incapazes. Presenciei e presencio milagres. Tomaram muitos em grandes cidades, terem casas tão abençoadas, que recebem de braços abertos os filhos de uma sociedade que ninguém quer, a não ser as famílias em que nasceram. Sempre atuais, com terapias arrojadas e inovadoras, com profissionais que só por vestirem...

    ResponderEliminar
  8. Isto é inacreditável uma instituição de cariz social respeitada da nossa Cidade afinal é gerida desta forma! os sócios deveriam exigir a demissão imediata da direcção não tem condições para continuar e deve ser efectuada uma auditoria a gestão.

    ResponderEliminar
  9. Como uma das "Maças Podres" considero que apenas falta regressar o Salazarismo, mas para lá caminhamos...

    ResponderEliminar
  10. Como é possível uma Instituição ter um assessor, com 12º ano Pelas novas oportunidades e ganhar mais que um técnico superior.

    ResponderEliminar
  11. Continuam as intrigas de sempre... Todos falam e nem sequer estão dentro dos problemas do CIRE. Esquecem-se qual a população para que esta Instituição foi criada. Muitos trabalhadores estão lá não para trabalharem, mas sim para receberem o ordenado. É claro que há sempre excepções...Continuam a haver as víboras que criticam porque eram elas que queriam ocupar alguns dos lugares de mais relevo....inveja....é o que eu concluo.

    ResponderEliminar
  12. É possivel porque deve ter um bom Padrinho ou uma boa Cunha. Um "ASSESSOR" bem afinal a instituição é muito chique para que servirá esse lugar? Bem para uma instituição que se encontra com dificuldades financeiras bem pelo visto está tudo bem afinal e só gastar dinheiro mal gasto.

    ResponderEliminar
  13. No caso das "Maças Podres" nunca mais apodrecem de vez e desaparecem. Essas pessoas não percebem que só fazem mal criando um grande mau estar entre os funcionários e prejudicando a imagem da instituição.

    ResponderEliminar