segunda-feira, 5 de junho de 2017

Nem tudo foram rosas no desfile do Dia Mundial da Criança

Uma carta enviada ao blogue Tomar na Rede por uma “mãe de uma criança tomarense” dá conta de alguns problemas no desfile do Dia Mundial da Criança que se realizou na manhã do dia 1 pelas ruas da cidade.

Além dos problemas referidos, houve protestos de alguns automobilistas pelo longo corte no trânsito. Também os motoristas dos TUTs não foram informados desta iniciativa nem tinham qualquer indicação de percursos alternativos. Resultado: atrasos nos circuitos e reclamações dos passageiros.

Carta aberta de uma mãe à Presidente de Câmara de Tomar

O dia da criança não é só um simples dia da criança, mas também serve para chamar a atenção aos Direitos da Criança. 
No dia 1 de junho, todos os meninos e meninas desfilaram pela cidade, impecavelmente caracterizados com o tema sugerido. Mas o que a população não sabe é que tanto os pais como os professores só souberam desta iniciativa a pouco mais de 15 dias, já havendo o nervoso de testes, exames e final de ano. Tanto as juntas, como as associações de pais e os pais, tiveram que gastar dinheiro para as vestes de cada um e realmente, foi um espetáculo bonito. 
Mas senhora presidente, os familiares não são ingénuos e todos tivemos a perfeita noção que os nossos filhos serviram unicamente como promotores de campanha eleitoral. Nós gastamos as nossas economias e tempo útil para que os meninos andassem horas ao sol, a um forte e perigoso sol, unicamente para que o executivo municipal se auto-bajulasse com o único propósito de angariar votos para a próxima eleição autárquica. 
Não, senhora presidente, não conte connosco para isto, jamais! 
As nossas crianças são o futuro de Tomar, devem ser acarinhadas e respeitadas e tal como o dia representa, têm direitos! No dia 1 de junho não tiveram direito a brincar, mas sim a cansarem-se e a serem usadas como propaganda eleitoralista. 

Mãe de uma criança tomarense 

30 comentários:

  1. De facto, fazer as crianças andar cerca de 1,5km em ritmo de pára-arranca, ao sol não é a melhor noção de divertimento nem de comemoração do Dia da Criança.
    Não me parece que a intenção tenha sido eleitoralista, simplesmente uma ideia que em teoria até parecia boa, na prática revelou-se uma grande estafa para as crianças e zero divertimento para elas. Eu pessoalmente tive de levar a minha criança para casa depois do desfile por estar extremamente cansada e não aguentar a tarde na escola.
    Temos de devolver o Dia da Criança às crianças e deixá-las fazer aquilo que mais gostam, brincar! Não são precisos desfiles, nem roupas, nem grandes produções, é extremamente simples proporcionar divertimento às crianças, com jogos, insufláveis, etc, e em Tomar há bons espaços para isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a criança não faz 1,5km sem ficar cansada o problema deverá ser visto por um médico

      Eliminar
  2. Talvez a informação tenha sido diferente, de agrupamento, para agrupamento, de escola, para escola, mas na reunião em que são aprovadas as visitas de estudo, no 1º período escolar, a educadora da minha filha deu-nos a informação deste evento. Há bem mais de 15 dias, as crianças trouxeram um recado, para os pais informarem, quais eram as crianças que participavam para se fazer o levantamento dos materiais necessários. Falta de informação não tive

    ResponderEliminar
  3. Também sou mãe de uma criança tomarense e estou completamente de acordo..

    ResponderEliminar
  4. se calhar devia reclamar com a sua educadora, porque houve pais informados logo no carnaval.. alias alguns disfarces de carnaval já foram escolhidos para este.. informe-se primeiro antes de escrever. simplesmente se não estava de acordo não permitia que os seus filhos participassem, assim como eu já fiz nalgumas situações... isto nada teve a ver com política, foi um projeto de um professor... provavelmente se se der ao trabalho de deslocar à sede do agrupamento, deverá existir alguem indicado para a esclarecer do ponto de vista técnico... a minha filha participou e eu apenas tive de lhe comprar uma tshirt branca,mais nada... ,informem-se antes de falar... agora a política é desculpa pra tudo... acabem tb com a festa dos tabuleiros porque tb é um enaltecer da classe política.... por favor....

    ResponderEliminar
  5. A questão dos pais é competência das escolas. Algumas pessoas são mesmo más.

    ResponderEliminar
  6. Tem toda a razão! Pelo que vi, mais parecia um desfile do dia de Portugal, dos Descobrimentos ou de outra coisa qualquer menos o dia da criança! Já não moro em Tomar, mas tenho dois filhos de 8 e 10 anos! Na localidade onde vivo (Fernão Ferro - Seixal), as crianças tiveram direito a actividades ao ar livre, passeios de charrete, muita animação, insufláveis, etc! Tudo isto num espaço devidamente preparado para o efeito! Quando os fui buscar, era sorriso de orelha a orelha, e só a tristeza de já ter acabado! É isto mesmo que elas querem, liberdade, brincadeira e animação! Desfiles é do pior que se pode dar a uma criança, ainda por cima com o calor que estava! Fica a dica para anos vindouros!

    ResponderEliminar
  7. Pois é verdade, nem tudo foram rosas mas cardos não foram com certeza

    O dia da criança serve exactamente para celebrar a criança, a forma como cada um o faz depende das suas crenças e forma de estar na vida. Serve efectivamente, ou deveria, para chamar a atenção sobre os direitos da criança, é fácil evocar uma declaração universal e depois esquecer-se do que nela consta.
    As crianças, entre muitas outras coisas, têm direito a serem felizes e pelo que me pareceu, era assim que estavam a maioria das crianças "impecavelmente caracterizadas com o tema sugerido". O que nem toda a gente sabe é que os pais e os professores, talvez nem todos, sabiam há mais de quinze dias (no meu caso desde Dezembro, falado em reunião de pais pois a ideia inicial era que fosse um desfile para o Carnaval) sobre esta iniciativa e a maioria das vestes estavam prontas há já algum tempo. Claro que várias associações, juntas e pais gastaram dinheiro para pôr um curso este espectáculo tão bonito mas ao que sei, ninguém foi obrigado. Pela parte que me toca, antes de investir um cêntimo que fosse, perguntei aos meus filhos se queriam participar e foi por quererem, que ambos participaram. Depois de ler esta sua carta aberta, passa por mim um certo ressentimento, porque se soubesse de antemão que os meus filhos iriam ser usados numa campanha de promoção eleitoral nunca os teria deixado participar.
    Estava calor, nada de extraordinário comparando com o último cortejo dos rapazes ou mesmo com o evento do ano passado julgo eu, também no dia da criança, em que as crianças esturricaram ao sol a ver os paraquedistas no estádio mas claro, não sendo campanha eleitoral, qualquer garrafa de água e um bom protector solar, colmata as vicissitudes do São Pedro.
    Quero deixar claro que não tenho nenhuma cor política, nem parentesco com a Presidente da Câmara que não conheço, a única cor que arrogo é o azul, cor associada ao autismo, dou o corpo ao manifesto pela diferença, pelas crianças especiais que também estiveram bem representadas neste desfile, chamo-lhe inclusão. A estes pais, mães e pessoas de maus fígados que não sabem distinguir uma brincadeira saudável de propaganda, dou-lhes o meu bem-haja, que continuem a lutar por causas que realmente interessem, que lutem pelos direitos das crianças, de todas já agora porque ainda há muitos que ficam de fora quando a causa não é eleitoralista.

    Ah! E assino, não tenho vergonha de dizer o que penso, julgo que se chama "liberdade de expressão"!

    Betânia Silva

    ResponderEliminar
  8. Não sou pai, sou avô, estive no desfile e pude verificar "in loco" o prazer que foi para a maioria das crianças participar naquilo que foi a sua festa! Minha senhora diga-nos com se chama assine a sua carta e trate das suas politiquices nos comícios... deixe as crianças de fora!

    ResponderEliminar
  9. A iniciativa foi interessante, mas sobretudo, foi mais um espetáculo a juntar a tantos outros:comemorações, celebraçoes, desfiles festas, feiras, ...
    Aliás, devemos perguntar se com tantas atividades deste género as nossas crianças e jovens têm mais conhecimentos e melhores competencias? Infelizmente, a resposta é negativa, hoje ela/es têm piores desempenhos ao nivel da leitura, da escrita, do raciocinio e do calculo, como destaca o programa de promoção do sucesso escolar.

    ResponderEliminar
  10. Se isto é verdade, é grave, haja vergonha e mais respeito com os mais pequenos.

    ResponderEliminar
  11. Concordo em absoluto com esta carta.
    Se a mentora foi uma professora que teve uma iluminação, porque é que foi o vice-presidente a ir todo o percurso à frente como se fosse o rei/rainha do carnaval? Essa foi a grande prova que este percurso foi politizado!

    ResponderEliminar
  12. O meu filho ficou doente porque esteve nas horas mais dramáticas ao sol e unicamente para tirarem fotos à senhora presidente debaixo as arcadas da câmara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguns comentários são feitos com razão,pois se ( a festa?) é das crianças porque se misturam os politicos nela?

      Eliminar
  13. Realmente,mais parecia um desfile de carnaval do que um Dia da Criança onde,como o nome indica, serve para as crianças se divertirem e não para andarem a caminhar kms ao sol do meio dia.Deixem as crianças brincarem como querem e não como os adultos decidem.Acho que estão a exagerar um bocado nas festividades só para verem que em Tomar é diferente das outras cidades.Ideias parvas que só servem para cansar as crianças e paralizar a cidade.Perguntem ás crianças se não preferiam uns jogos e brincadeiras nas respectivas escolas ou qem sabe no estádio com guloseimas á mistura. Este mundo tá diferente do meu tempo de criança.

    ResponderEliminar
  14. O meu filho participou gostou, não ficou doente e vinha todo feliz. Talvez por não ser flor de estufa e eu o deixar ser criança, ele suja-se, ele anda ao sol e a chuva se for preciso, mostro-lhe a realidade e não um conto de fadas, o que vai ser muito benéfico para quando for crescido, pois o problema dos pais hoje em dia não é o conforto da criança mas sim o seu próprio conforto, preferem ter o filho fechado 8h numa sala da escola onde nada lhe pode acontecer.

    Eu tive conhecimento desta iniciativa a muito tempo, não foi a 15 dias como referido, isso deve ter sido erro da escola onde anda o seu filho.

    Cada vez, ( e apesar de não achar a pintura no local o correcto), gosto mais do graffiti dos velhos do restelo, pois parece que em Tomar existe muitos...

    ResponderEliminar
  15. Esta senhora está verdadeiramente incomodada, mas isso, como diz a Sra. Maria Silva trata-se de politiquices e isso não é para aqui chamado. Foi umafesta para as crianças e deviam orgulhar-se disso. Os meus parabéns as todas as pessoas que estiveram envolvidas e fizerem deste dia UM GRANDE DIA.

    ResponderEliminar
  16. Tenho a dizer que estou em desacordo em relação a informação fornecida pela escola, soube do desfile no final do segundo período,mas estou completamente de acordo que não foi a melhor ideia para a comemoração do dia da criança no qual desfilaram crianças com apenas três anos.

    ResponderEliminar
  17. Às mães com problemas de visão, que não viram a satisfação e a vaidade das crianças...

    «DEMASIADO PERTO OS OLHOS NÃO VÊEM

    Era uma vez uma Mãe de um Rapaz. Era o seu primeiro filho e toda a vida sonhara ser mãe. Não havia no mundo mãe que gostasse mais de um filho que esta Mãe. Não havia no mundo mãe mais preocupada que esta Mãe. Não havia no mundo mãe mais atenta que esta Mãe. Não havia no mundo mãe mais presente que esta Mãe. Não havia no mundo mãe mais disponível que esta Mãe. Não havia no mundo mãe mais próxima do filho que esta Mãe.
    Só que o Rapaz parecia desconfortável e às vezes, cada vez mais vezes, reagia mal a tanta mãe. A Mãe começou a ficar perplexa e perdida, e com o tempo, ainda mais perplexa e perdida. Um dia encontrou no parque aquele Velho que sabia ler as pessoas que, quando a ouviu, pensou alto.
    "Por mais que a gente goste dos filhos, eles não podem ser usados e guardados só no coração. Também têm de ser usados e guardados na cabeça e nos olhos. Demasiado perto os olhos não conseguem ver bem e, por isso, a cabeça não entende”.
    Naquela noite ao jantar, a Mãe, ao ver o Rapaz do outro lado da mesa, reparou como ele estava crescido e tinha uns olhos bonitos. Como os dela, que já viam.
    Na verdade, o Velho sabia que não existe afecto a mais, existe mau afecto. Este afecto é tóxico, não por ser muito mas porque não deixa respirar.» (José Morgado)

    NOTA BIOGRÁFICA SOBRE JOSÉ MORGADO:
    Doutorado em Estudos da Criança - Área de Educação Especial, pela Universidade do Minho Desempenho de funções de psicólogo na Cooperativa para a Reeducação de Crianças Inadaptadas (CERCI) de Lisboa e Técnico Superior do Ministério da Educação e Ciência, Professor no Departamento de Psicologia da Educação do ISPA - Instituto Universitário. Colaborador da Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva, do Desenvolvimento e da Educação do ISPA. Colaborador regular em Programas de Formação de Professores, Consultor de Projectos de Investigação e Intervenção na área da educação. Colaborador regular em Programas de Orientação Educativa para Pais e Encarregados de Educação Autor de diversas publicações nas áreas da educação inclusiva, qualidade na educação, diferenciação pedagógica, etc.

    ResponderEliminar
  18. Pois eu digo mais,fiquei angustiada quando fiquei a saber que o almoço das crianças nesse dia,depois de uma grande e esgotante caminhada foi um pão com salsicha!! Digno daquilo que as nossas crianças merecem.... a todos os que acharam exemplar um bem haja,a sra. Presidente de certeza que não se privou do almocinho dela bem sentadinha num belo restaurante... lamento que tenham usado as crianças para um desfile de vaidades.. na escola do meu filho poucos são os meninos que gostaram... e sentiram-se tristes pq não brincaram..só tiveram obrigaçoes!!

    ResponderEliminar
  19. E para além de tudo o que já foi aqui dito,e para colmatar,o melhor foi o almoço que a Câmara gentimente cedeu as crianças... pão com salsicha!! Deviam era ter vergonha todos aqueles que acham que foi um dia digno das nossas crianças... concerteza a sra. Presidente não deixou de almoçar bem sentadinha em algum restaurante a comer aquilo que bem entendeu... haja vergonha!!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quantas crianças quereriam comer pão com salsicha e não têm... temos que dar é graças a Deus e sermos gratos à vida.

      Eliminar
  20. Gostaria de esclarecer que a ideia inicial (ainda em 2016) foi de uma professora do Instituto Politécnico.

    ResponderEliminar
  21. Como as perspectivas podem ser diferentes, de facto... Eu enquanto pai de uma criança já sabia disto há meses. A minha filha, ainda que no final estivesse cansada, como sempre acontece nestas coisas, gostou bastante da experiência. No global, e para primeira vez, pareceu-me muito bem conseguido, ainda que com algumas arestas a limar. Política? Por favor, se formos por aí então em ano de eleições temos que estar parados pois qualquer coisa pode ser acusada de campanha. Aconselho francamente mais as gentes de Tomar a aproveitarem o muito bom que por aqui existe, ao invés de criticarem toda e qualquer iniciativa que apareça, ao mesmo tempo que se queixam que nesta cidade "nunca se faz nada"... Espero sinceramente que para o ano a iniciativa continue.

    ResponderEliminar
  22. De certo estou de acordo com a carta. O meu filho foi o próprio a queixar-se de que foi uma seca. Andar andar para depois nem terem o direito de ir ao parque brincar livremente. Foram brincar conforme a organização dos adultos de forma a se chatear mas o menos possível sem qualquer investimento para o seu divertimento. O desfile foi bonito de se ver. Penso que de participar nem tanto. Há que haver polutiquices para formar locais de habitação melhores. A falta das polutiquices é que socialmente nos derrubou enquanto pais e enquanto nação , por esse motivo agradeço a carta porque penso se referir a opinião de muitos outros pais...

    ResponderEliminar
  23. De certo estou de acordo com a carta. O meu filho foi o próprio a queixar-se de que foi uma seca. Andar andar para depois nem terem o direito de ir ao parque brincar livremente. Foram brincar conforme a organização dos adultos de forma a se chatear mas o menos possível sem qualquer investimento para o seu divertimento. O desfile foi bonito de se ver. Penso que de participar nem tanto. Há que haver polutiquices para formar locais de habitação melhores. A falta das polutiquices é que socialmente nos derrubou enquanto pais e enquanto nação , por esse motivo agradeço a carta porque penso se referir a opinião de muitos outros pais...

    ResponderEliminar
  24. só no cemitério são todos da mesma opinião

    ResponderEliminar
  25. Foi um espetáculo digno de ser visto por toda a comunidade tomarense. O meu filho participou e adorou participar. Estão todos de parabéns, as nossas crianças em primeiro lugar, seguidamente de pais, professores e toda a organização em geral pelo excelente trabalho realizado.
    A meu ver isto não teve nada a ver com política, por favor não misturem as coisas!!!
    Dia da criança são todos os dias, e na verdade nos anos transatos eles passaram essas mesmas horas ao sol a brincar e na fila para andar nos vários divertimentos que a câmara lhes disponibilizou para comemorar o dia da criança.
    Espero que a câmara continue a promover este tipo de apresentações e festividades culturais que tanto enriquecem miúdos como graúdos!

    ResponderEliminar
  26. Que telenovela que para aqui vai nesta secção de comentários...

    Meus senhores e minhas senhoras, não compliquemos o que é simples.
    Não procurem chatices onde elas não precisam de existir.

    Discorda com o desfile? Tudo bem. Enquanto Encarregado(a) de Educação tem o direito de dizer "O meu educando não participará."
    Se realmente tanta gente concorda consigo a ponto de se decidir a fazer uma carta aberta então não precisa de a fazer (neste caso). As pessoas (ou, numa situação semelhante a esta, os miúdos) não comparecem o que levará qualquer entidade política com dois dedos de testa e olhos na cara a perceber que a jogada não deu resultado. Que se note que não digo aqui que foi uma jogada política, apenas considero a sua possibilidade, numa situação hipotética.

    Para quem defende que foi muito giro e que as crianças gostaram muito: ainda bem.
    Não foi há muito que deixei de ter idade para estas coisas e a nostalgia é, sem dúvida, a palavra chave.
    No entanto, e olhando agora para trás, apercebo-me de que em algumas (leia-se "MUITAS") situações, enquanto criança que era, não estava ciente (nem minimamente preocupado) dos eventuais cuidados a tomar.
    Sim, é bom que as crianças se divirtam. Mas também é verdade que há que acautelar o bem estar das mesmas.
    O sorriso do vosso menino(a) pode valer muito para vós. Pode justificar muito suor dado por ele(a). Não justifica, nem agora nem nunca, um descuido no que toca ao cuidado a ter com a saúde das crianças.
    Não se esqueçam que sois vós os responsáveis por eles, para o bem e para o mal.

    Despeço-me com um apelo à calma e à razão.
    Um até já à cidade que me viu crescer

    Paulo Vasconcelos

    ResponderEliminar
  27. As minhas crianças participaram quase todas e, mesmo as que não foram, só temos de respeitar as ideias dos pais.
    Não foi pedido qualquer dinheiro aos pais e acreditem que eles foram giríssimos, aliás como todas as crianças.E garanto que gostaram pois no outro dia na escola perguntavam-me se podíamos ir outra vez fazer outra "festa". Que mais poderei acrescentar? Tanto na ida como no regresso a alegria foi contagiante. Ah e o almoço foi um cachorro com salsicha e batata frita palha, mini pãesinhos de leite com chocolate,água e um pacote de sumo, queque e iogurte que foram trazidos frescos a cada grupo. Quanto a brincar livremente será que só no dia da criança é que eles devem brincar?

    ResponderEliminar