quarta-feira, 14 de junho de 2017

Manuel Guimarães morreu há 20 anos

Fundador da biblioteca municipal de Tomar e do Congresso da Sopa, Manuel Guimarães morreu a 14 de junho de 1997, faz agora 20 anos.

Apesar de não ter nascido em Tomar, aqui foi professor e dedicou grande parte da sua vida a investigar e divulgar o património e a cultura desta terra que considerava sua.
Publicou vários livros que ainda hoje são uma referência para quem quer estudar temas como a Festa dos Tabuleiros, fábrica de fiação ou a produção de azeite na região.
Foi crítico gastronómico e colaborou na imprensa regional nomeadamente no jornal O Templário.
Manuel Guimarães nasceu no Sabugal a 10 de novembro de 1938 e morreu repentinamente com 58 anos a 14 de junho de 1997, quando estava a filmar mais um programa para a televisão.
A câmara de Tomar decidiu atribuir o seu nome ao edifício onde funciona a assembleia municipal de Tomar na rua Silva Magalhães, imóvel reconstruído nos anos 60 para acolher a biblioteca municipal. Na mesma altura, o Secretário de Estado do Turismo atribuiu, a título póstumo, a medalha de mérito turístico a Manuel Guimarães.
Alguns livros da autoria de Manuel Guimarães: "A oliveira e o azeite na região de Tomar", “História de uma Fábrica - A real Fábrica de Fiação de Tomar”, “Tradição e Festa dos Tabuleiros em Tomar”.

2 comentários:

  1. Faz hoje 20 anos, à mesa de um restaurante e a escrever a crónica gastronómica para o jornal "A Capital" que morreu Manuel Guimarães.Nasceu na cidade da Guarda, estudou em Coimbra e o seu primeiro trabalho como professor de Francês foi em Tomar. Foi a partir desta altura que se apaixonou por Tomar!Ler a sua obra é ter a certeza que Tomar é inesquecível! Um abraço. Joana Guimarães

    ResponderEliminar
  2. Conheci-o. Foi meu professor e amigo.
    Tomar nunca esteve ao seu nível.

    ResponderEliminar