terça-feira, 13 de junho de 2017

Afinal foram três os ajustes diretos para o espetáculo Flux

Depois de termos noticiado aqui os ajustes diretos feitos pela câmara de Tomar para o espetáculo multimédia “Flux Tomar – Rota da Luz” (de 9 a 18 de junho), foi publicado no portal das contratações públicas mais um ajuste direto.

Além dos dois ajustes diretos já referidos, há ainda a “locação de equipamentos para o evento” contratada com a Landfinance2 - Gestão de Empresas, Lda., uma empresa de contabilidade sedeada em Oeiras, por 53.013 euros.
Com a empresa OCubo Criativo, de Sintra, o ajuste direto foi de 91.635 euros e com a empresa VMSegurança Privada o contrato foi de 12.536 euros. Refeitas as contas, o evento custa 157.184 euros.
A câmara garante que o Flux Tomar conta com uma comparticipação financeira de 85 por cento do programa comunitário Portugal 2020, no entanto na nota de imprensa enviada a 24 de maio pelo gabinete de comunicação não há qualquer referência aos custos da ação, nem aos financiamentos. O mesmo acontece no site da câmara, onde a referência ao financiamento apenas surge no documento PDF para download. Além disso, no site do programa comunitário, o evento não consta, pelo menos para já, na lista de operações aprovadas.
No portal da transparência da câmara, também não estão publicados os três ajustes diretos.
A divisão do custo total do evento em várias partes é uma forma que as autarquias utilizam para contornar o limite do valor máximo dos ajustes diretos, que é de 75 mil euros+IVA.
Seja como for, se for confirmada a comparticipação financeira de 85 por cento, o evento custa cerca de 23.578 euros à câmara.

5 comentários:

  1. Ajuste direto de 91 mil euros.... O limite é de 75 mil, para ser poe critérios mteriais, de modo a ser de valor superior, como foi, tem de existir justificação... Estou curiosa para saber quais as justificações deste ajuste direto..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 75000 mais 23% de iva da o total de 92250... Certo?

      Eliminar
  2. Não queriam ter um evento destes de borla?!?!?! Ou mesmo a opção mais fácil que é simplesmente não fazer?
    O jornalismo que se faz hoje em dia é deprimente!

    ResponderEliminar
  3. Eu acho o projecto interessante, se for para ter continuidade e se dele vier desenvolvimento para o Turismo. Tomar tem de ter eventos regulares que tragam pessoas. Mais interessante seria que estes eventos fossem feito por pessoas/empresas de cá.

    ResponderEliminar
  4. Como Tomar é uma cidade de interior que nada se, faz ainda bem que temos estas noticias,só espero que Tomar fique conhecida como Felgueiras ou Oeiras que o pais inteiro sabe porque e em Tomar os jornalistas da cidade também querem contribuir para dar a conhecer Tomar.Eu espero que divulguem Tomar pelo que tem de bom. Quanto a câmara e gastos existem auditorias as contas da câmara eu acredito no poder democrático.

    ResponderEliminar