quarta-feira, 10 de maio de 2017

Número da semana: 203.172 toneladas

Em 2016, a Resitejo, que recolhe e trata o lixo de mais de uma dezena de municípios da nossa região, processou 203.172 toneladas de resíduos, mais 16.520 toneladas do que em 2015.
Na empresa que funciona na Carregueira, Chamusca, trabalham 242 pessoas.
A Resitejo foi constituída a 9 de agosto de 1996 com a missão de gerir e tratar os resíduos urbanos nos concelhos de Alcanena, Chamusca, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Santarém, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha. Atualmente recolhe e trata também resíduos de alguns municípios da Lezíria.

6 comentários:

  1. Quantas dessas toneladas de lixo a mais, serão de reciclagem a menos?
    Os sacos de supermercado, quando gratuitos, sustentavam grande parte dos mecanismos famíliares de reciclagem.
    Ao passaram a ser pagos, diminuiu a reciclagem em muitos lares, que passaram a juntar todos os resíduos nos sacos específicos para o lixo, adquiridos nos mesmos supermercados que pouparam milhões com os sacos que deixaram de oferecer.
    Como os sacos são mais densos, mais grossos, na pratica, a quantidade de plástico que vai parar no lixo aumentou. E é plástico menos biodegradável dos que os antigos sacos de supermercado.
    Afinal, perdeu o ambiente, pouparam as cadeias de hipermercados.
    Foi um caso de "de boas intenções está o inferno cheio", ou uma estratégia para beneficiar alguns, os do costume quando se trata de acumular riqueza?
    Na parte do pagar, também serão os do custume, todos nós, a suportar os custos do aumento da quantidade do lixo a tratar.

    ResponderEliminar
  2. Além de tratar do lixo, a empresa também de dar emprego aos ex-autarcas que antes com ela celebraram acordos. É o caso de Carlos Carrão. Noutra terra seria um escândalo. Em Tomar já vai sendo costume. António Paiva quando saiu foi para a Aquino & Rodrigues, nas mesmas condições de Carlos Carrão, em vez de regressar ao Polítécnico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrijo a primeira frase: Além de tratar do lixo, a empresa TRATA também de dar emprego a EX-autarcas que antes com ela celebraram acordos.

      Eliminar
  3. E o Carlos Carrão é administrador da resitejo a título de quê?

    ResponderEliminar