domingo, 9 de abril de 2017

Freguesias: reuniões (pouco) públicas

Das 11 juntas de freguesia que existem no concelho de Tomar são poucas as que têm site na internet e ainda menos as que têm informação atualizada.

Para um cidadão ficar a saber quando se realizam as reuniões públicas das juntas de freguesia ou as reuniões da assembleia de freguesia não tem outro remédio senão deslocar-se à sede da junta e procurar se há algum edital afixado ou perguntar à funcionária, se houver ou estiver de serviço.
Por exemplo, no dia 10 de abril, pelas 17 horas, há uma reunião pública da junta urbana de Tomar, mas o respetivo edital apenas está afixado na sede da junta como se fazia até aos anos 90 do séc. XX.
Apesar de a junta até ter um site (desatualizado e incompleto), nele não são publicados os editais nem as convocatórias das reuniões da junta e da assembleia de freguesia. Ou seja, os cidadãos que querem saber quando há reunião de um destes órgãos têm de se deslocar à sede e verificar se, entre dezenas de papéis afixados, está alguma convocatória.
A junta urbana de Tomar ainda chegou a publicar uma ou duas convocatórias nos semanários locais mas até isso deixou de ser feito.
Neste capítulo de aproximação entre cidadãos e juntas de freguesia ainda há um longo caminho a percorrer. Por um lado, os autarcas apelam à participação dos cidadãos, mas por outro lado, não informam quando estes podem intervir.
Honra seja feita à junta de freguesia de S. Pedro, a única que divulga no seu site as convocatórias da assembleia de freguesia e editais, publicando outras informações atualizadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário