terça-feira, 4 de abril de 2017

Conferência sobre “a recuperação económica das cidades”

O grupo “Todos por Tomar” vai promover uma conferência sobre “a recuperação económica das cidades e dos territórios, desde a boa governança até à concretização de uma estratégia de especialização inteligente”, nos lagares d’el rei, quarta feira, dia 5, pelas 18.30 horas.

O orador convidado é Joaquim Oliveira Martins, diretor da Divisão de Política de Desenvolvimento Territorial da OCDE.
Segundo os promotores “Tomar é exemplo de cidade onde estão patentes os problemas que condicionam o desenvolvimento do interior do território. Salientam-se o envelhecimento e êxodo de população, o definhamento da atividade económica, e a diminuição da oferta de serviços. Apesar do lançamento consecutivo de programas de estímulo ao investimento, não tem sido possível contrariar esses problemas. Mas o investimento cria emprego, atrai mercados e gera riqueza, pelo que a sua captação é determinante para os resolver.”
Acrescentem que “em Tomar existem ativos específicos que favorecem a atração e a captação de investimento e a especialização da economia local. Para lá dos testemunhos monumentais, temos uma herança cultural e histórica exclusiva, que espelha a fundação da nacionalidade e a expansão marítima portuguesa. Esses ativos podem ser articulados numa estratégia de especialização inteligente. Esse é o caminho para assegurar à cidade uma participação significativa e sustentada no crescimento dos fluxos de turismo a que assistimos presentemente, e para dotar Portugal de uma referência exclusiva no panorama mundial dos destinos turísticos”.

1 comentário:

  1. Mais uma conferencia onde muito se irá falar, mas de concreto nada se irá fazer, e assim continuará o concelho a definhar-se!!
    E não será com toda a certeza os actuais "actores" da cena politica, diga-se candidatos à presidência da Câmara, que conseguirão tirar o concelho do marasmo económico, pois se assim fosse, haveria já um plano de intenções com propostas de medidas concretas, pois não é a 2 ou 3 meses de distância que se elabora um programa sério e realista para se governar o concelho por 4 anos.
    Ou seja a campanha eleitoral irá uma vez mais ser feita com base em generalidades já mais que gastas perante muitos(a maioria) eleitores.
    Perante tal cenário, o melhor mesmo é ficar no sofá a descansar o esqueleto, pois a sola do sapato está muito cara...

    ResponderEliminar