segunda-feira, 13 de março de 2017

Mãe que teve bebé na ambulância homenageia bombeiros parteiros

Há pouco mais de um ano Tânia Simões viveu uma experiência inesquecível que foi ser mãe pela segunda vez mas com o parto a realizar-se numa ambulância a escassas centenas de metros do hospital de Tomar.

Quem foi surpreendido na manhã desta segunda feira, dia 13, foram os dois bombeiros que ajudaram no trabalho de parto. A mãe e o bebé, que agora tem quase 13 meses, juntamente com outros familiares foram ao quartel dos bombeiros de Tomar entregar uma lembrança personalizada de homenagem aos “parteiros”.
Nuno Oliveira e Gonçalo Henriques receberam um galardão com a sua fotografia e uma mensagem de agradecimento: “Obrigado pela minha chegada a este mundo. Bem haja. José Bernardo Simões”.
O gesto sensibilizou os dois bombeiros que viveram aquela experiência. “São momentos como estes que nos enchem de orgulho. Não pensem que é pela prenda, mas sim pelo facto de sabermos que não fomos esquecidos, e poder rever o pequeno José que já está um pequeno homenzinho”. Os bombeiros agradeceram, sensibilizados, o bonito gesto de reconhecimento pelo seu trabalho que, um ano depois, não caiu no esquecimento.
A 17 de fevereiro de 2016, Tânia Simões, grávida de 33 semanas, parou o carro à porta do quartel dos bombeiros e pediu ajuda porque sentia que estava a entrar em trabalho de parto.
Feito o contacto com o CODU, os bombeiros receberam a indicação para esperarem pela chegada da ambulância VMER de Abrantes.
Mas as coisas precipitaram-se e, após novo contacto, receberam autorização para se deslocarem para o hospital de Tomar, onde o parto se iria realizar numa sala da urgência.
Quando iam de ambulância em direção ao hospital, já na rua de Coimbra perto da praça de touros, verificou-se que o bebé estava prestes a nascer.
Nessa altura o bombeiro Nuno Oliveira dá indicação para parar a ambulância conduzida por Francisco Simões. E foi ali mesmo, dentro da ambulância na berma da estrada, que, pelas 21.20 horas, nasceu o bebé, José, com 2,240 quilos.
Para Nuno Oliveira, bombeiro há 19 anos, este foi o nono parto que ajudou a fazer na ambulância.
O outro bombeiro, Gonçalo Henriques, no ativo há três anos, teve a sua estreia neste tipo de situações sempre gratificantes para quem está mais habituado a lidar com casos graves.
A notícia do jornal Cidade de Tomar em fevereiro de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário