sábado, 25 de março de 2017

Diretores dos agrupamentos: Celeste Sousa reconduzida, eleições no Templários

Os conselhos gerais dos dois agrupamentos escolares de Tomar - Nuno de Santa Maria e Templários – decidiram reconduzir os seus diretores, mas apenas um deles aceitou.

No dia 21, o conselho geral do agrupamento escolar Templários, votou pela continuidade de Carlos Ribeiro no cargo de diretor por mais um mandato de quatro anos. No entanto, Carlos Ribeiro não aceitou e, portanto, vai iniciar-se o processo eleitoral com a respetiva abertura do concurso, apresentação de candidaturas e votação.
Já no agrupamento Nuno de Santa Maria, a atual diretora, Maria Celeste Sousa, aceitou ser reconduzida para mais um mandato de quatro anos. A decisão do conselho geral foi tomada no dia 15. No site deste agrupamento não existe qualquer informação sobre o conselho geral.
Os conselhos gerais são órgãos representativos dos vários setores da comunidade escolar e que têm o poder de eleger os diretores dos agrupamentos ou de convidar para que os mesmos sejam reconduzidos.

13 comentários:

  1. Notícia incompleta. Porque não aceitou o prof Ribeiro? Dá-se mal com o clima tomarense? Não gosta da água da rede? Quis protestar contra as coberturas de amianto que nunca mais são removidas?
    O bom jornalismo nunca tem medo de ir ao âmago das questões. Com paninhos quentes não vamos a lado nenhum, a não ser para miséria intelectual.

    ResponderEliminar
  2. Tomar é uma terrinha pequenina. Para o mal e para o mal.
    O facto de toda a gente se conhecer só trás problemas. Nunca podemos comentar um problema porque estamos a “dizer mal” das pessoas que lhe estão relacionadas. E nunca podemos comentar com verdade alguém que exerce um cargo porque, se essa criatura souber quem somos e tiver poderes para tal, lixar-nos-á a vida logo que possa. De preferência pela calada. Se tivermos um filho na escola o perigo é ainda maior, porque viram-se ao miúdo.
    Esta Celeste e a escola que “dirige” já são um caso a nível nacional.
    Nesta “escola” fazem-se turmas de “filhos de importantes”. Os importantes podem ser vereadores, professores, juízes, etc.. Faz-se assim: Juntam-se os meninos selecionados numa única turma. Colocam-se lá também os melhores alunos do “povo” para fazer ambiente académicos aos betinhos que até podem ser estúpidos. Escolhem-se dois tipos de professores: os melhores e os que dão mais nota.
    Depois, até chega a saír no jornal a enorme coincidência de, naquela Escola, uma turma ter sido excpcional. Eu podia fornecer mais pormenores do requinte com que a coisa é feita mas, como disse, correria riscos. Eles e elas sabem bem o que fazem e como fazem. E os miúdos, tanto os beneficiados como os outros, todos sabem que a coisa é feita.
    Eu poderia dar muitos exemplos – autenticas pérolas – da prática pedagógica desta escola. Fico-me por esta: esta é uma escola em que se dava uma nota de avaliação aos miúdos que se prestassem a ajudar com explicações os colegas de anos mais atrasados que eventualmente precisassem de acompanhamento. Avaliavam-se (dava-se nota) às “atitudes”, era assim que se chamava. Ao mesmo tempo que alguns membros do corpo “docente” - não tenho a certeza se os mesmos, mas não me admirava nada – davam explicações em casa, ganhando bem à hora e, claro, sem recibo nem IRS.
    Nota final: não vale a pena armarem-se em indignadas/os. Correm o risco de saltarem mais e mais casos e exemplos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E por que não revela os pormenores que diz conhecer ? Ou será que também é um dos beneficiados ? Parece aqui haver a estória do gato escondido com o rabo de fora ... ou, então, cobardia a rodos. Tomar no seu melhor!

      Eliminar
    2. Ótimo comentário. Mas continuamos sem saber as causas da recusa do prof. Ribeiro. Querem ver que é segredo de estado?

      Eliminar
    3. Os gestores que estão a gerir os serviços públicos à muitos anos, têm uma longa experiência na boa ou má gestão do dinheiro dos contribuintes, seria interessante que os mesmos nos elucidasse sobre a gestão escolar,quer no campo pedagógico, financeiro e recrutamento dos recursos humanos do pessoal docente e não docente, que por vezes deixam muito a desejar. os jovens alunos muitas vezes são difíceis e complicados, muitos funcionários admitidos em concursos, que levantam muitas dúvidas no recrutamento, não tem a preparação suficiente, e necessário para lidar com as novas realidades.

      Eliminar
    4. Os concursos de recrutamento de funcionários são uma m.
      As boas classificações de serviço e os prémios são para os amigos
      Os bons funcionários competentes e incorruptíveis,que se entregam aos interesses públicos, são os que obtém as piores classificações de serviços e são considerados, os que prejudicam o "bom funcionamento" das organizações.

      Eliminar
    5. È verdade quem leva as melhores classificações e os prémios de desempenho são os incompetentes que são submissos às chefias, os que oferecem prendas, os que fazem favores, e que lixam os colegas, quem for competente e honesto não se safa nesta escola.

      Eliminar
  3. A escola é gerida por um gestor (professor). O dinheiro é dos contribuintes. Para que não haja duvidas na gestão os mandatos deveriam ser escrutinados. Se existem ou não favorecimentos, nas notas aos alunos,favorecimentos nos concursos de recrutamentos de funcionários, assim como se o património da escola aumentou ou diminuiu na gerência de alguns gestores

    ResponderEliminar
  4. É sempre bom haver um espaço de opinião em que algumas da práticas que são eticamente abjectas, como as que são referidas no comentário maior, possam vir ao de cima.
    É aquele tipo de coisas que faz disto uma terra pequena e subdesenvolvida.
    As protagonistas daquilo não o desmentem.
    Têm alguns defensores/as atabalhoados e incompetentes. Exemplo? Basta ver o que, sob o anonimato disseram de quem escreve sob o anonimato.
    É isto então o melhor de Tomar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, o melhor de Tomar é o que vocês todos sabem mas não querem dizer por cobardia... comme d'habitude, como diria o outro que também sabe tudo mas agora arribado a Terras de Vera Cruz...

      Eliminar
  5. Se isto são professores e isto é ensino, vou ali, e já venho!

    ResponderEliminar
  6. Tristeza, quem se preocupa com os alunos vai embora (se calhar por isso mesmo), quem não quer saber dos alunos, mas apenas da seu estatuto, fica , será que o conselho geral é mesmo representativo, ou serão pessoas escolhidas, ou pouco informadas sobre o que realmente se passa nestas escolas.

    ResponderEliminar