terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Presidente da câmara condenada por não responder a requerimentos

A presidente da câmara de Tomar foi condenada pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria a pagar 2.438 euros por não responder aos requerimentos apresentados por um cidadão.

O caso fez manchete no jornal O Templário. Anabela Freitas foi condenada por litigância de má-fé e teve de pagar do seu próprio bolso aquele montante ao cidadão que acionou o processo.
Benvindo Batista questionou por várias vezes a autarca, através de requerimentos, pedidos de informação e emissão de certidões, sobre uma marina na albufeira de Castelo do Bode que apenas existe na sinalética mas Anabela Freitas não respondeu, prática que tem sido reiterada não só com os cidadãos como com os vereadores da oposição.
Farto de esperar, o cidadão teve de recorrer ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria, onde correm outros processos do mesmo género contra a câmara de Tomar.
O juiz entendeu que Anabela Freitas “incorreu em litigância de má fé, designadamente, a parte que tiver feito do processo uso manifestamente reprovável, com o fim de conseguir objetivo ilegal, consubstanciado em protelar a ação da justiça”.
A câmara foi condenada a pagar 250 euros e a presidente 2.438 euros.

Anabela Freitas usa cheque da câmara

O caso não ficou por aqui porque a presidente da câmara tentou pagar a multa com um cheque da câmara, quando a condenação era explícita: Anabela Freitas tinha de pagar do seu próprio bolso.
O tribunal devolveu o cheque e a autarca teve de passar um novo cheque em seu nome pessoal.
Em declarações ao jornal O Templário a autarca argumenta que a falha foi dos serviços e que vai abrir um processo interno para apurar responsabilidades.
“Caso se detete matéria suficiente, proceder-se-á à abertura de processos disciplinares”, promete Anabela Freitas.
Aguardamos que os resultados desse processo interno sejam divulgados.

6 comentários:

  1. Que foto tão parola! Pobre gente, pobre cidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É incrível ao ponto que chega a lata desta gente. O carnaval ainda não chegou mas com este comentário parece que já se querem mascarar de outros. Contudo, não convence porque apenas imitou o estilo e se esqueceu da mensagem do autor.

      Eliminar
  2. Tantos trafulhas neste País, nos Bancos e no próprio Governo tinha que ser uma simples Presidente de Câmara a ser condenada por falta de uma resposta!
    Que País este fonix com tantos milhões a serem roubados mesmo à frente do nosso nariz por políticos e Banqueiros! !

    ResponderEliminar
  3. Não se deve negar ao cidadão o direito a respostas oficiais.Pelo que se tem lido parece que que está instalada uma verdadeira balburdia

    ResponderEliminar
  4. Tantos vigaristas que andam aí impunes preocupam-se com uma coisa destas, podem fazer ou dizer o que quiserem que a Dra. Anabela vai outra vez ganhar.

    ResponderEliminar
  5. Todo o ser humano tem defeitos, mas por mais que um ser seja humilde, benévolo, afável, enfim com todos os adjetivos de um verdadeiro ser humano, continua não agradando a todos.
    Aqui pelos comentários proferidos existe de tudo, designadamente:
    - Inveja por todos aqueles que gostariam de estar no seu lugar;
    - Doença psicológica, misturando politica com questões pessoais;
    - Medo de a Senhora voltar a ganhar e continuar a afrontar males entranhados no ceio do Município.
    Será que alguma vez se viu a nossa cidade como se encontra agora para melhor?
    Aquilo que se vê é desenvolvimento em todo o concelho. Estes três anos marcaram pela positiva o concelho.
    Quem não vê as máquinas de limpezas que foram adquiridas, inclusive uma viatura de extração de ervas a vapor?
    Quem não vê os carros a circular que estavam quase todos encostados por avarias mecânicas para efetuar os circuitos de limpeza de resíduos sólidos?
    Quem não se lembra do monte de faturas por registar?
    Quem não sabe da divida herdada?
    Não tenho nada a ver com política e não dou a cara porque não mereço ser enxovalhado por esta gentinha que bota aqui palavra, mas que só vêm os seus interesses, que para alguns nem isso chega a ser.
    A senhora Presidente tem sido mal tratada a todos os níveis e é natural que as suas respostas, a questões muitas maliciosas, não sejam dadas da melhor forma e outras não mereçam resposta. Contudo continuo a votar nela, assim como muitos milhares de Tomarenses, que lhe vão dar a vitória, aliás ninguém bufa cá para foram que as sondagens lhe dão maioria absoluta…Não convém.
    De resto, acredito que as redes sociais têm o seu valor, mas teriam muito mais se elas fossem utilizadas pela positiva.

    ResponderEliminar