quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Parque de Campismo de Tomar fechou

30 de novembro de 2016 é uma data que ficará na história de Tomar pelos piores motivos. Foi o último dia do Parque de Campismo de Tomar, espaço que fechou portas por decisão da câmara após uma inspeção e multa da ASAE.
Inaugurado a 6 de maio de 1972 o parque teve o seu primeiro encerramento durante as obras do pavilhão municipal, de julho de 2003 a agosto de 2009. Ainda durante um dos mandatos de António Paiva foi aprovado um plano de pormenor que abrange o parque de campismo e os terrenos da antiga fábrica de fiação de Tomar até ao Açude de Pedra. E esse documento prevê a deslocalização do parque para terrenos privados junto ao Açude de Pedra, o que nunca chegou a ser concretizado. Ou seja, em termos legais e de ordenamento do território, a partir do momento que o plano de pormenor entrou em vigor, o parque de campismo deixou de ter existência legal. Com base nesta ilegalidade, a ASAE multou a câmara em mais de 40 mil euros, segundo o jornal O Templário. A câmara nunca chegou a divulgar os valores exatos da coima nem colocou a hipótese de alterar o plano de pormenor para “legalizar” a situação.
O fim do parque de campismo de Tomar representa um duro golpe no turismo da cidade.
Mensagem de protesto do antigo responsável pelo parque, Vasco Jacob

19 comentários:

  1. Simplesmente escandaloso!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Uma vergonha resultado de serem uns incompetentes.

    ResponderEliminar
  3. Aí está mais um exemplo da competência dos autarcas que os tomarenses elegeram em 2013. Três anos mais tarde, ainda não sabiam que o Parque de campismo estava há anos numa situação ilegal, provocada pelas aselhices da própria autarquia. Pobre gente! Pobre terra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora entenda que é de uma incompetencia monumental, quem começou este brilhante processo foi o Presidente mais iluminado que tivemos, que foi o Engº António Paiva.
      Os nossos antepassados devem dar voltas nos tumulos, pelo esforço que desenvolveram para que a nossa terra tivesse algumas infraestruturas interessantes, e estas de que falamos, foi um dos melhores Parques de Campismo do nosso país, e estes fulanos, inconpetentes tomam estas decisões com a maior dos descaramentos.
      O mesmo se passou ao longo dos anos com o abandono da Mata dos Sete Montes.
      O mesmo se passa com a Piscina Municipal que verdadeiramente fabulosa e não há uma alma que tenhacaoacidade para ver o que está á frente dos olhos. Com simples obras de limpeza dos balnearios , com plantação de arvores, com a prancha de um metro que foi retirada, ficavamos com um espaço com a dimensão que deve ter.
      Enfim, mas obras de manutenção dão poucos votos.
      Poderíamos falar de milhentas coisas.
      É pena....

      Eliminar
  4. Tens razão Vasco! Só é pena ser já demasiado tarde para eleições antecipadas. Mas nas próximas cá estaremos para mostrar esta e outras nódoas negras.

    ResponderEliminar
  5. Pobre terra sim. Mas por ter gente que em vez de cooperarem apenas se limitam a dizer mal gratuitamente.
    Quem não sabe o problema do parque de campismo! É alguma situação nova e de fácil resolução? Pois eu diria, muito se tem feito nos últimos três anos, resolvendo situações que deixaram, e que não vale a pena foca-las, porque elas falam por si. Não tenho nada a ver com a politica que esta ma CMT, nem com qualquer outra, mas acho vergonhoso, tanta critica injusta. Veja os milhões que deixaram de divida, comprometendo o desenvolvimento de Tomar. Nisso ninguém diz uma palavra.
    Haja bom senso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você, seja quem realmente for, não tem o direito de achar ou deixar de achar vergonhoso o que quer que seja. pela simples razão de não ter vergonha na cara, nem cara para ter vergonha, visto que se esconde no anonimato.
      Acredito beatamente que você não tenha nada a ver com a política desta câmara, porque se tivesse, certamente o diria e assinaria com o seu nome por baixo. Ou estou a ver mal?
      Aparece por aqui cada um!

      Eliminar
    2. É mesmo verdade! A idade não perdoa! Então não é que me esqueci de responder àquela parte em que me acusa de me limitar a dizer mal gratuitamente?! Peço humildemente perdão! E aproveito para acrescentar que só digo mal gratuitamente por uma única razão: Ainda não encontrei quem me pague porque, a vender-me, só o faria por um preço que valesse a pena. Não sou desses que embarcaram por um reles prato de lentilhas. E que obedecem à voz da dona. Haja saúde!

      Eliminar
  6. Tomarenses não se resignem...
    Uma presidente que não consegue manter o parque, nem mesmo para uma freguesia de 20 habitantes teria capacidade de governar!
    O que estamos a perder muito dificilmente se recupera.
    A indústria já foi
    O tecido econômico está de rastos
    E numa tão grande dependência do turismo ainda se deixa fechar complementos deste último!
    Sra presidente tenha vergonha...DEMITA-SE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando não sabe do que fala não diga asneiras, 1º. tente compreender o porque do seu fecho.

      Eliminar
    2. A única asneira foi deixar fechar o parque.
      Será que era tão difícil resolver os problemas duma estrutura que tanta falta faz a cidade.
      Em três anos você mais que tempo.
      Eu nao sou hipócrita nem tenho nenhuns óculos de "sola"
      como certas pessoas . Eu ate simpátizo com a cor partidária da presidente e sei que a crise que assola o concelho já vem de tras no entanto acho que a presidente e sua equipa podim ter feito mais com os meios a disposição.
      E o fecho do parque foi a gota de água!

      Eliminar
  7. Em relação ao Parque admito que a actual câmara tem algumas responsabilidades, mas o facto de não haver industria e o tecido económico estar de rastos, tem de se imputar grandes responsabilidades aos sucessivos (des)Governos que vamos tendo em Lisboa.
    Também sou de opinião que o anterior executivo camarário liderado pelo todo iluminado António Paiva tem fortes responsabilidades nas questões aqui mencionadas...
    O Parque de campismo com as obras devidas e com os recursos humanos com formação na área tem todas as condições para ser um sucesso, agora também teria de ter preços a condizer e não subsidiados pela população local que não usufrui do mesmo....
    Quanto às nódoas negras, não estando eu no meio politico, mas residindo no concelho, acho que existem muitas e enormes nódoas negras deixadas pela gestão do PSD que a actual gestão do município já as resolveu, outras faltarão resolver, mas como diz o ditado "Roma e Pavia nao se fazem num dia" até porque as disponibilidades financeiras devem ser escassas...

    ResponderEliminar
  8. O problema está identificado e a sua origem também. Logo, temos de passada à fase da solução e da responsabilização, para daqui a 10 não continuarmos a falar do assunto.Tomar, por motivos óbvios, precisa do parque e precisa de todos nós como parte da solução, mas acima de tudo precisa de pessoas com visão à frente dos seus destinos. Mais do mesmo já chega.

    ResponderEliminar
  9. No tempo do Paiva ninguemd dizia nada calem a matraca

    ResponderEliminar
  10. Enganem-se aqueles que, não conhecendo outra realidade, alimentam a velha política das elites e do pobre compadrio. A sociedade atual encontra-se numa época de mudança onde os votos serão cada vez mais em branco ou em pessoas. Quanto ao parque é triste, uma herança pesada conjugada com a crise económica e intelectual que ainda atravessamos.

    ResponderEliminar
  11. Tanto dinheiro que ganham com as feiras e festas e lugares em Tomar nao dava para fazer obras, o dinheiro vai mas e para os bolsos de alguém e é a camara mais cara do Distrito de Santarém.Não deixem morrer a cidade é uma vergonha.

    ResponderEliminar
  12. Afinal o que estava mal no parque??? Acampei lá em abril, com Lobitos da Alcateia 5 do Agrupamento 44 de Tomar e pareceu-me que tudo funciona muito bem. Apenas reparei que faltava a manutenção que lhe conheci nos tempos em que lá trabalhei como rececionista, 3 verões... Bons tempos!!!! Por isso, quem nunca lá acampou terá dificuldades em enumerar as deficiências... o que no meu entender passam pela falta da manutenção regular. Quanto à parte referente à lei, parece-me tão grave querem expropriar um particular (tendo um espaço fantástico na zona desportiva da cidade, principal atrativo do parque) quanto não terem alterado o tal plano de pormenor… odiei esta prenda de anos que recebi no dia 1 (notícia). M João Damásio

    ResponderEliminar
  13. Pois é! E o povo, nós, não fazemos nada porquê?. Desculpem o Orçamento da CMT é anual, alguma vez esteve lá alguma rubrica para o Parque de Campismo? Não, ninguém quis saber, ninguém continua a não querer saber,certo? simples, lancem uma abaixo- assinado e vão à Camara Municipal colocar este tema na ordem dos trabalhos e sujeito à votação dos presentes. Não esquecer que a plateia de munícipes deve estar cheia de gente a assistir à votação. Enfim se nada queremos fazer, se não nos interessamos por nada como é que depois queixamo-nos disto ou de aquilo. Não!... temos de participar, vamos a sair do sofá de conforto e reunirmos para exigir. O parque de Campismo de Tomar é necessário para o desenvolvimento turistico da zona. Urge fazer e trabalhar. Mas todos, agora se nada queremos fazer e preferimos aquecer o rabinho no sofá e ver telenovelas e futebol todos os dias, então estamos vivos apenas à espera da morte, triste!..

    ResponderEliminar
  14. vou todos anos com a minha familia passar uns dias a tomar e ficava sempre no vosso parque estou completamente chocado com as noticias do encerramento do parque nao da para acreditar com o turismo em alta no nosso pais uma cidade maravilhosa como a vossa sem campismo sem comentarios ps espero do fundo do coraçao que reabrao o parque ao campismo logo logo voltarei

    ResponderEliminar