sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Das Feuerwehrauto - O carro de bombeiros

Opinião
Era uma vez um menino que queria ter um carro dos bombeiros.

Era até mais do que um carro. Era um camião daqueles com uma escada enorme. O menino tinha visto o brinquedo reluzente na montra duma loja por altura do Natal. Era fascinante aquele vermelho todo, aqueles rodados, já para não falar dos pequeninos soldados da paz que acompanhavam a viatura.
A criança enfeitiçada escreveu ao menino Jesus para que lhe desse aquele presente de sonho.
Os pais do pequenote, pessoas remediadas, bem queriam atender ao seu pedido mas o camião dos bombeiros era um brinquedo caro, feito na Alemanha, e por isso fora do orçamento.
Conclusão, naquela manhã dum longínquo 25 de dezembro a criança correu a ver os presentes que o menino Jesus lhe teria trazido e nada de camião dos bombeiros... Em substituição recebeu um táxi de lata.
O choro compulsivo do miúdo foi ouvido pela manhã e tarde inteira. Os pais, aflitos, não sabiam o que fazer para consolar o miúdo. Parado o choro, estranhamente a criança pareceu ter-se tornado outra. Parecia ter crescido fora de tempo. Endureceu o fácies. Passou a rir com dificuldade. Parecia ter ficado má.
A falta daquele camião parece ter marcado a criança para a vida. Essa é que é essa!
Volvidos vários anos a criança cresceu. Tornou-se desconfiada. A sua maldade refinou-se. Nunca mais entrou numa igreja. Passou a ter aversão a tudo o que se relacione com aquele menino Jesus que lhe falhou naquele ido dia de Natal. Religião, igrejas, missas, padres? Tudo motivo para zombaria e desprezo da criança agora tornada homem.
E os carros de bombeiros?
Ah! Isso ainda lhe faz reluzir os olhos. De duros passam logo a embevecidos. Carros de bombeiros, fardas, …aquele vermelho todo, as faixas refletorizadas nos blusões da proteção civil, mangueiras, sirenes... Sim, as sirenes!...  É um regalo ver o empedernido adulto regredir à criança incontrolada por brincar com os seus brinquedos de sonho...
Imaginem que esse adulto possa um dia vir a ter responsabilidade por uma corporação de bombeiros?
É difícil perceber a dimensão dessa alegria. Será de imaginar que fará um novo quartel para a frota. Admita muitos bombeiros. Comprará muitos carros novos. São caros? Então compram-se aqueles importados da Alemanha... Até pode ser que mude a data de celebração da fundação da instituição. Não, isso talvez não porque seria demais...
E se depois disto tudo, alguém retirar o "brinquedo de sonho" àquela criança-homem com fetiche por carros de bombeiros?
Muito cuidado! Esse alguém que se acautele, pois a criança virará fera!
                                                                   José da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário