quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Centro Escolar de S. Pedro deixa de fornecer leite às crianças

O centro escolar de S. Pedro de Tomar cortou o fornecimento de leite aos alunos da escola por falta de verbas. A denúncia foi feita por Alice Marques, membro da assembleia de freguesia, numa semana em que a câmara de Tomar anuncia ter recebido “a distinção de Autarquia Familiarmente Responsável, como reflexo e resultado das estratégias, opções e políticas sociais que têm sido implementadas e desenvolvidas nos últimos anos”.
Transcrevemos o texto de Alice Marques publicado no facebook:

"Soube que o Centro Escolar de Sao Pedro de Tomar, cortou, por falta de verbas, o fornecimento de leite aos alunos da Escola.
Este facto é grave e sinaliza problemas financeiros de enorme grandeza. Porquê? Porque é a Associação de Pais uma instituição com pessoas responsáveis, de princípios e valores, que sempre priorizaram o bem estar das crianças. E se as suas dificuldades em assegurar as refeições que são devidas aos alunos, já chegam a este nível, não serão, por certo, devidas à falta de empenhamento dos seus dirigentes, e reconheço desde já a coragem e empenho desta Direcção, para agarrar os problemas e tentar obter soluções.
Não conheço as responsabilidades e competências delegadas pela Autarquia nestas Associações. Mas sei que a competência legal de assegurar as refeições nas escolas é, em última instância, da Autarquia/ Município, que recebe as devidas contrapartidas financeiras.
Por essa razão, julgo serem devidas algumas explicações por parte do senhor Vereador do pelouro.
Como é possível que se corte o leite aos alunos num Centro Escolar do Concelho? Diga-nos, Senhor Vereador, Hugo Cristóvão, diga-nos Senhora Presidente da Câmara., Anabela Freitas?! A população de São Pedro merece saber o que se passa com este problema, que não é novo, nem desta Direcção recente.da Associação e que afecta a qualidade dos serviços escolares.
Por outro lado, não se percebe como a Senhora Presidente da Junta de Freguesia ,não se dá conta de que o seu papel enquanto também autarca, não passa somente pela utilização dos eventos para exposição pessoal em fotografias para campanha eleitoral, mas sobretudo envolver-se de forma proactiva nas soluções dos problemas. Neste caso concreto, o que fez afinal a Junta de Freguesia, para assegurar que, embora em situação excepcional (porque a competência não é sua) evitasse cortar o leite da refeição da manhã aos alunos? Não lhe basta afirmar nos jornais disponibilidade e colaboração. Actos e decisões. Contributos precisam-se.
Mercê da generosidade e do espírito solidário da população, a Associação de Pais poderá ser "ajudada" a resolver situações críticas,/limite como aquela que se verifica através de donativos. Mas não é a solução, assegurar os serviços com base em donativos. Precisa-se de soluções definitivas e não de peditórios.
É preciso que todos tenhamos presente que existem verbas atribuídas para as refeições dos alunos, e a manutenção e melhoramentos dos equipamentos e espaços escolares são da responsabilidade autárquica. FALTA SABER o seguinte:
1º - Qual o circuito financeiro das verbas destinadas a financiar as refeições. Se se perde pelos corredores do Ministério da Educação, nos caminhos autárquicos, na má gestão de parcerias com Associações ou se, nem chega a sair de lado nenhum, para lado nenhum, e alguém está a faltar a compromissos assumidos.
2º - Que delegação de competências ou ACORDOS são feitos com estas Associações, cuja obrigação nunca poderá ser, a de assumir a responsabilidade da autarquia em assegurar as refeições (quando muito, uma concessão para confecção das refeições e pouco mais.)
3º - Existem, ao que se sabe, Associações que aceitaram "gerir" competências em OTL e outras actividades, que estão sob a sua alçada de forma irregular, para não dizer ilegal, que são única e exclusivamente da responsabilidade das Autarquias, mas que algumas "passaram" para as Associações, e assim se viram livres de custos e encargos que são do município. Pode ser altura de os rever/e até fazer caducar por ilegalidades.
Espero que não seja o caso.
Espero ainda que a Marta Pedro e os seus colegas da Direcção consigam, com grande esforço, que não ignoro, trazer alguma estabilidade e bom funcionamento à Associação de Pais do Centro Escolar de São Pedro de Tomar, porque só assim poderão melhorar os serviços prestados aos alunos. Entretanto, aguardam-se as respostas devidas".
                                                       Alice Marques

1 comentário:

  1. Associação de Pais de S. Pedro de Tomar1 de dezembro de 2016 às 19:31

    Boa Tarde.

    É com satisfação que a direção desta associação recebe os elogios e reconhecimento da D. Alice Marques, tanto no que toca ao nosso empenho em manter o bem estar das crianças da nossa freguesia, bem como na boa conduta das pessoas que compõem esta associação. Por outro lado é com tristeza que vemos o bom nome desta associação usado num post facebookeano, no qual põe em causa os serviços por ela prestados. 

    Como a D. Alice escreve, e muito bem, "(...)Não conheço as responsabilidades e competências delegadas pela Autarquia nestas Associações(...)", e segundo a gíria popular "Quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro". Ora, se não conhece nem está por dentro do que se passa no centro escolar parece-nos de muito mau tom o que foi escrito a respeito, onde é notório o pleno desconhecimento da missão e compromisso da Associação de Pais de S. Pedro de Tomar. Somos todos livres para denunciar publicamente situações ou acontecimentos dos quais discordamos, para isso foi o 25 de Abril, mas falar por falar, ou escrever por escrever, não nos parece a melhor forma de usar a nossa Liberdade.

    Mas para que não haja mais duvidas passamos de imediato a explicar qual a nossa missão e compromisso. A associação de pais no que toca a alimentação é, responsável pela confeção dos almoços de TODOS os alunos do centro escolar, e também na preparação dos lanches da TARDE dos meninos do JARDIM DE INFANCIA que frequentam o ATL. Quanto ao lanche da manhã, que é onde o leite escolar é distribuído, não é da nossa responsabilidade.

    Podemos afirmar e orgulhar-nos de que sempre honrámos o nosso compromisso, e que nunca faltou nada a nenhum aluno, tanto no almoço bem como no lanche da tarde que é da nossa responsabilidade.

    Com os melhores cumprimentos
    A Direção da Associação de Pais de S. Pedro de Tomar

    ResponderEliminar