quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Eles usam bigode e por uma boa causa

Se notar que cada vez mais os homens estão a usar bigode não pense que se trata apenas de um fenómeno de moda que pretende resgatar o tradicional bigode português. É mais do que isso, conforme explica em entrevista o tomarense Xavier Costa, principal dinamizador do movimento "Movember" em Portugal. E o bigode funciona aqui como um "desbloqueador" de conversa sobre assuntos sérios da saúde masculina.


- Como e quando surgiu a ideia do grupo dos bigodes? 
- A ideia surgiu no seguimento da minha adesão ao movimento "Movember". Um movimento que nasceu na Austrália e que é agora um movimento mundial, cujo objetivo é alertar e recolher fundos para problemas de saúde masculinos (cancro da próstata, cancro dos testículos e ultimamente também problemas de saúde mental, face à elevada taxa de suicídio a nível mundial).

- Desde quando é que fazes parte do grupo?
- Tive conhecimento deste movimento há 4 anos atrás e decidi aderir, convidando alguns amigos para se juntarem também. Faz parte do movimento deixar crescer o bigode durante o mês de Novembro e aproveitar a curiosidade para alterar consciências. Nesse mesmo ano fiquei responsável por gerir a página de facebook oficial do movimento Movember em Portugal

- Quantos elementos já fazem parte do grupo? 
- Começámos nesse primeiro ano a ser quatro pessoas (eu, o Tiago Ferreira, o Tiago Louro e o Flávio Vieira). Atualmente o grupo duplicou para oito aqui a nível local, pois a nível nacional e mundial existem milhões pessoas a participar.

- Juntam-se periodicamente?
- Juntamo-nos todos os anos num almoço no último domingo de novembro, para conviver e celebrar a "caminhada" que os nossos bigodes fizeram desde o início do mês, mas o trabalho mais importante é aquele que todos vamos fazendo durante o mês, divulgando a causa e essencialmente alertar as consciências. Ainda todos achamos que somos "super-homens" e que nada nos ataca, mas não é bem assim, e a prevenção, vida ativa e exames regulares são essenciais! O bigode é um fantástico "desbloqueador" de conversa para estes temas que não falamos habitualmente à mesa do café.

- Gostavam que mais pessoas aderissem? 
- Queremos naturalmente e ficamos satisfeitos com mais pessoas a aderir, já que é uma causa que directa ou indiretamente nos afeta a todos e fica aqui desde já o convite a que se juntem a nós no próximo ano.

- Até onde querem ir com essa ideia?
- Os objetivos ficam sempre cumpridos desde que falemos nos assuntos, mas seria naturalmente excelente se um dia Portugal passasse a ser um país oficial Movember (com a fixação de uma delegação física da Fundação no país). Um outro objetivo grande também é que pelo menos localmente todos os anos em Novembro quando se visse alguém de bigode se fizesse a ligação à causa e ao que ela defende.

Sem comentários:

Enviar um comentário