domingo, 23 de outubro de 2016

Lembram-se do antigo matadouro de Tomar no Flecheiro? (c/ vídeo)

Francisco Assis publicou no facebook um vídeo que nos mostra o velho matadouro de Tomar, situado no Flecheiro. Foi desativado em julho de 1989 e demolido cerca de um ano mais tarde.
Recuando na história, em meados do século XIX, a câmara deliberou proceder à construção do matadouro junto ao Flecheiro, construção que só veio a concretizar cerca de 20 anos depois, tendo o anterior funcionado onde era a antiga abegoaria municipal.
Cerca de um século depois, a 15 de setembro de 1989 era inaugurado na Zona Industrial de Tomar o novo Matadouro Regional Ribatejo Norte.

1 comentário:

  1. Se me lembro!

    Pois vou-vos contar a pequena história dessa minha memória. Éramos putos. Uns adolescentes que vinham para o secundário de comboio. O matadouro ficava no nosso caminha para a Escola Industrial e Comercial.
    Um dia espreitámos por um buraco que lá havia no portão e vimos o açougueiro a fazer o seu trabalho.
    Pegava nos cabritos pelas patas traseiras. Com a navalha furava uma das patas por detrás do tendão de Aquiles. De seguida pendurava cada animal, vivo, num gancho. Ficavam ali vários a torcerem-se e a sofrer. Não me lembro de baliam. Só depois é que voltava ao princípio e lhes cortava o pescoço para que sangrassem assim pendurados.
    Presumo que é com esta indiferença ao sofrimento que caçadores e toureiros constroem a sua felicidade,
    E ainda lhe chamam cultura!

    ResponderEliminar