domingo, 11 de setembro de 2016

Politécnico de Tomar preencheu 31 por cento das vagas

O Instituto Politécnico de Tomar preencheu cerca de 31 por cento das vagas iniciais na 1.ª fase do concurso nacional de ingresso ao ensino superior, percentagem praticamente igual à do ano passado.
Das 477 vagas iniciais foram preenchidas apenas 148 (mais três do que no ano passado) sobrando 329 lugares. Mesmo assim já houve anos anteriores com piores resultados.
Tal como no ano transato, há três cursos sem qualquer aluno colocado: contabilidade, tecnologias de informação e comunicação e construção e reabilitação.
Outros três cursos registaram uma procura residual: engenharia mecânica (Abrantes e engenharia química e bioquímica têm apenas um ano colocado e engenharia eletrotécnica e de computadores, dois alunos.
Vejamos os números de cada uma das escolas do IPT nesta 1.ª fase:
Escola Superior de Gestão de Tomar
Vagas Iniciais – 129; Alunos colocados – 44; Vagas sobrantes - 85

Escola Superior de Tecnologia de Tomar
Vagas Iniciais – 230; Alunos colocados – 72; Vagas sobrantes - 158

Escola Superior de Tecnologia de Abrantes
Vagas Iniciais – 115; Alunos colocados – 36; Vagas sobrantes – 79

No Instituto Politécnico de Santarém das 938 vagas foram preenchidas 443.

Resultados da 1.ª fase do concurso nacional de ingresso ao ensino superior (2016) – Ficheiro Excel
Clique para ampliar

Mais informação aqui

13 comentários:

  1. Mostra que esta mesma instituição de Tomar é incapaz de atrair alunos. Esta situação pode ter origem na falta de Estratégia para a instituição de ensino superior, na falta de liderança da mesma, na falta de empresas verdadeiramente relevantes no meio envolvente, capazes de gerar emprego e receita, na falta da qualidade de ensino que nela é administrada e essencialmente nas condições de mercado do ensino superior a que este está exposto. As exigências de mercado são muitas e a incapacidade em produzir soluções capazes ditarão a morte lenta da instituição. A fusão do Politécnico de Tomar com o de Santarém, teria elevados benefícios pois trazia uma melhor utilização dos recursos disponíveis e as eventuais poupanças para os contribuintes.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente este IPT sem estratégia, norte e governo já deveria ter sido extinto ou absorvido pelo IPL. Parece um jardim-escola com o máximo respeito que os jardins-escola merecem. O IPT só existe para alimentar os péssimos profissionais (é a regra e não a excepção) que que lá "circulam" porque os bons estão de saída para instituições com excelentes condições de trabalho sério, organizado e verdadeiro trabalho de equipa. Ordenados entre 1000 e 2500 euros limpos num país cujo ordenado mínimo são 530 euros. Uns rezam para que a reforma chegue depressa, outros submetem-se a processos de peditório para renovação de contratos, outros anseiam para não serem mandados à vida porque nada sabem fazer cá fora na vida. Até se concorda com ordenados altos se estes rendimentos fossem gastos em Tomar mas é gente, na sua maioria, que vive fora de Tomar (tachos!). Fala-se das entradas nas licenciaturas alimentadas pelo ingresso nacional (uma vergonha porque em Coimbra, Santarém e Leiria os cursos de Gestão e Contabilidade encheram as vagas disponíveis). Os CET terminam este ano a alimentação que fazem das licenciaturas (finalmente). Os ingressos M23 são um fiasco (até que enfim). Refiram-se que os candidatos aos Mestrados são umas desgraça (ESGT: quatro mestrados e só um vai funcionar). Refira-se os candidatos aos CTESP (ESGT: de 11 cursos só um vai funcionar). Quando quem gere se preocupa com os sdeus próprios interesses e não serve os alunos então está tudo dito. Muita coisa haveria por dizer, muitas maças podres por contar mas é melhor assistir comodamente ao fim rápido desta instituição que se tornou numa "coisa" ou melhor numa "aberração falida". Que venha alguém dizer candidamente o contrário porque há muita "porcaria" virá à tona de água em breve e é tanta que daria um best-seller em Portugal. Uma instituição paga por todos nós deve servir os alunos e não servir-se deles mas a seu tempo falaremos de múltiplos episódios desta casa. Onde páram os professores do IPT para esclarecerem os alunos que estão e vão fazer exames em Setembro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o IPT se fundir não é com o IPL certamente, mas sim com o Politécnico de Santarém, por pertencerem ao mesmo distrito.

      Eliminar
  3. Em todo o caso a extinção será de longe a melhor solução para o IPT. Gasta a volta de 13 milhões por ano ao Orçamento de Estado, para não cumprir devidamente o seu dever. Gasta bem mais que muitas instituições universitárias em Lisboa, com um número de alunos muitas vezes superior. Quanto ao fiasco dos Maiores de 23, só demonstra bem o falta de prestigio da instituição, pois só necessita de recorrer a este método de captação de alunos as instituições que por concurso normal não conseguem atrair alunos. Os interesses de quem dirige o IPT, nunca esteve ao lado dos alunos, mas sempre ao lado do pessoal docente e não docente do IPT.

    ResponderEliminar
  4. "Os interesses de quem dirige o IPT, nunca esteve ao lado dos alunos, mas sempre ao lado do pessoal docente e não docente do IPT."
    Quem dirige a instituição nem interesse tem no pessoal docente e não docente só no seu próprio interesse. Explique-se o que faz o anterior ex-presidente que "meteu" o atual presidente no IPT? Tem gabinete, carro e outras mordomias do IPT ao seu serviço para fazer zero. Gravissímo e anda tudo calado. O atual presidente em fim de mandado, graças a Deus, já tem sucessor para que no futuro tenha também mordomias todas garantidas. A ver vamos como tentará chegar a professor coordenador. Da mesma forma como fez o seu doutoramento em modo flash!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então o pessoal dirigente do IPT não é docente? Essa é nova... O actual presidente terá sucessor se o IPT não encerrar por falta de alunos.

      Eliminar
  5. Uma de centenas de ilegalidades: até há pouco tempo os cursos de CET admitiram nas suas fileiras candidatos com menos de 23 anos e com o ensino secundário por concluir. Até aqui tudo bem se lhes fosse aplicado um plano adicional de formação que lhes desse uma equivalência ao ensino secundário. Assim foram passados a esses alunos diplomas de CET ilegais e mais tarde esses diplomados ilegais foram ilegalmente admitidos nas licenciaturas do IPT e hoje são maravilhosamente dr´s p´la casa Mãe IPT. Serão licenciados ilegais? Os diretores comptentes dos antigos CET sabem disto tudo e calam-se. O ordenado ao fim do mês fala mais alto. Quanto ao se ainda bebe. Bebe e não só. Fiquemos por aqui e por hoje.

    ResponderEliminar
  6. Fechem essa espelunca, essa escolinha miserável de 5ª categoria!

    ResponderEliminar
  7. É com grande tristeza que vejo esta escola neste estado. Muito mal conceituada em tood o pais é quase motivo de chacota. Mete dó ver como foram admitidos professores - mas não é verdade que até a esposa do director lá dá aulas? Para quais alunos de direito?Podia chamar-se a escolinha dos casais tipo retiro religioso tal é o numero de uns e outros que são casados ou amantizados com outros e uns. O criterio da competencia ficou na gaveta e o resultado e este - so entram alunos em quarta equinta escolha, com notas baixissimas o que nao da massa critica para uma escola que deveria ser de ensino politecnico, e nao superior, como eles, coitados, gostariam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade que esposa do director também dá lá aulas. Era advogada, até tinha escritório ao pé da papelaria Clip e do Cine -Teatro em Tomar. Mas parece que o negócio não andava a correr nada bem. Então dedica-se agora a tempo inteiro ao IPT.

      Eliminar
    2. Que confusão! Não é a mulher ou esposa ou companheira ou outra coisa qualquer do diretor é do presidente. Normal ter fechado o escritório pois é competentíssima. Aliás Tomar está cheio de advogados competentissimos. Dois até são vereadores na câmara. Adiantemos que o ex-diretor da Escola de Abrantes já se reformou... e rapidamente foi para áfrica a gerir negócios ligados nem sem a quem ou sei? Levou mulher que dava aulas no IPT e nora que dava aulas no IPT. Extraordinário porque alguns dirigentes do IPT fazem viagens crónicas lá. Será que há ligações de África ao IPT? Novidades para breve. A mulher do diretor da escola de gestão tb lá dá aulas e é competentissima. Os alunos que digam os trabalhos que manda fazer à mão. Mais coisas para breve. Tudo gente competentissima!

      Eliminar
  8. Gente que fala do que não sabe. Vão tirar Engenharia Electrotécnica e de Computadores no ipt e logo vão ver se conseguem. Metem os filhinhos a estudar fora por cagança e, pelo prestigio do nome e não da qualidade em si.E às vezes vão para outros sítios porque há mais bares e putarias. Depois, desses filhinhos há uns quantos que voltam para a terrinha (TOMAR) e, lá vão eles para o ipt tirar notas miseráveis ( no caso de cursos a sério -> LEEC). Para que saibam o IPT tem menos alunos porque TOMAR nunca será uma Cidade como Coimbra ou Lisboa. Primeiro informem-se seus ignorantes, ou aliás tentem só fazer análise matemática 1 no ipt e logo verão que é uma pena a escola não ter tanto prestigio teórico ( falado por aí- que infelizmente tem algum peso). Depois vê se logo quando as pessoas são ignorantes, quando falam em entrar nos cursos por meios alternativos, realmente é verdade podiam não deixar entrar tanta gente burra, mas o que interessa a entrada, esses merdas acabam por nunca de lá sair. Entrei por M23 para a LEEC e, no entanto safo-me melhor que alguns que vieram da Universidade de Coimbra e no Técnico.
    É tudo um encanto superficial!! Geração de Histriónicos!!
    Infelizmente para o IPT não haverá solução até que se chame IPT e até que a cidade não tenha tanta putaria e chungaria como Lisboas e ETC

    ResponderEliminar