quarta-feira, 7 de setembro de 2016

O melhor da arquitetura portuguesa para visitar em Tomar até domingo

80 obras que representam o melhor da arquitectura portuguesa construída entre 2012 e 2014 estão em destaque na exposição de arquitectura “Habitar Portugal 12-14”, a decorrer em Tomar, no edifício da antiga Moagem a Portuguesa, no Complexo da Levada, até domingo, 11 de setembro.



“Habitar Portugal” é uma selecção da melhor arquitectura portuguesa, construída dentro e fora de Portugal, criada em 2003 pela Ordem dos Arquitectos, representativa da sua diversidade, especificidade e qualidade. “Habitar Portugal 12-14” é já a 5ª edição, abordando a produção no triénio 2012 a 2014.

A exposição ocupa os cinco pisos do edifício da antiga Moagem “a Portuguesa”, numa co-produção entre a Ordem dos Arquitectos e o Município de Tomar, e pode ser visitada de quarta a domingo entre as 15 e as 19 horas.

Mediante uma pergunta que conduz o trabalho – está a arquitetura sob resgate? – a equipa comissária (Luís Tavares Pereira, Bruno Baldaia e Magda Seifert) procurou indagar os impactos e as influências do contexto social e cultural que atravessamos na produção de arquitectura. As questões que esse processo levanta são tão importantes como as obras em que se procuram evidências. Austeridade, escassez, desemprego, emigração, diminuição do poder de compra, crise do mercado imobiliário: são tópicos que não conseguimos dissociar de uma reflexão profunda que incide sobre as condições da construção e da arquitectura nos anos 2012, 2013 e 2014.

O projeto tem um núcleo central permanente, com 80 obras expostas de forma sintética, e conteúdos originais concebidos pelos comissários. Podem também ser vistos registos vídeo originais sobre as obras em foco em cada etapa.

Na exposição de Tomar este destaque é dado a seis obras da região Centro e Médio Tejo: a Casa sobre Armazém, Torres Novas, de Miguel Marcelino; o Centro de Visitantes do Castelo de Pombal, de COMOCO; o Complexo Habitacional de Penela, de João Álvaro Rocha; os Edifícios Centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, de Jorge Mealha; a Estação de Canoagem de Alvega, do ateliermob; e a Renova Loja & Teatro, Almonda, Torres Novas, de Phyd Arquitectura.

Nesta quarta feira, dia 7, pelas 18 horas haverá uma visita guiada com os comissários Luís Tavares Pereira, Bruno Baldaia e Magda Seifert.

Na sexta-feira, dia 9, pelas 17 horas, haverá uma apresentação das seis obras em destaque na exposição pelos autores das mesmas, seguida de uma conversa com o público.

Esta é a quarta de um conjunto de 14 exposições que, entre 2016 e 2017, dão a conhecer não apenas a identidade das obras seleccionadas, mas também cada núcleo dessas mesmas obras situadas na área geográfica do local da exposição.




7 Setembro, 18h00, Moagem A Portuguesa (Complexo Cultural da Levada de Tomar):
Visita Guiada com os comissários da exposição Luís Tavares Pereira, Magda Seifert e Bruno Baldaia



9 Setembro, 17h00, Moinho da Ordem (Complexo Cultural da Levada de Tomar):
Apresentações Obras Sul I
(Ateliermob, COMOCO, João Álvaro rocha, Jorge Mealha, Miguel Marcelino, Phyd Arquitectura)

Sem comentários:

Enviar um comentário