sexta-feira, 6 de abril de 2018

Temos Mordoma e vamos ter Festa dos Tabuleiros em 2019 (c/ vídeo)

Mais um dia de emoções em Tomar. Convocado para a noite desta sexta feira, dia 6, o povo de Tomar, em pouco mais de seis minutos, decidiu que haja Festa dos Tabuleiros em 2019 e escolheu Maria João Morais para Mordoma da festa.

Assim manda a tradição. Perante o salão nobre cheio de tomarenses, a presidente da câmara lançou a primeira pergunta: se o povo quer ou não Festa dos Tabuleiros em 2019. A resposta, unânime e com fortes aplausos, era a que se esperava: sim. Passou-se à segunda questão: se algum cidadão se pretendia candidatar ao lugar de Mordomo da festa. E, entre os presentes, logo foi aventado o nome de Maria João Morais, repetido por outros e aplaudido. A tomarense estava no meio da sala e, perante o apoio inequívoco e uma longa salva de palmas, dirigiu-se ao microfone e agradeceu a manifestação de confiança apelando à participação de todos na festa.
Entretanto, no exterior eram lançados três foguetes a anunciar a Festa de 2019, prevista para a primeira semana de julho.
Tomarense, Maria João Morais tem 59 anos e é professora de história na escola secundária Jácome Ratton.
Última nota para o facto de ser a primeira vez que uma mulher assume as funções de Mordomo, o que motivou discussões sobre a terminologia "a Mordoma", "a Mordomo" ou manter "o Mordomo".

Fotos de Luís Ribeiro

Fotos de Júlio Silva

Foto 360° de António Graça

Texto de Carlos Trincão dedicado a Maria João Morais



A nova Mordoma e o Mordomo cessante, João Victal


3 comentários:

  1. Se não são mesmo irmãos, parecem. Os tabuleiros também formatam as pessoas?

    ResponderEliminar
  2. A feira de vaidades segue dentro de momentos...

    ResponderEliminar