terça-feira, 20 de setembro de 2016

O inconfidente e o convidado!

Opinião

Em princípio, ser-se convidado seja para o que for é bom. Duma maneira geral, os convites enchem-nos o ego.
Seja para almoçar ou jantar, para casamento, batizado, festa de aniversário, etc., etc., a circunstância de sermos convidados faz-nos pensar que somos queridos, estimados, valorizados, importantes.
Pelo contrário, quando os convites não surgem, sentimo-nos tristes, olvidados, quiçá até mesmo marginalizados.
Tanto no caso do "convite" como do "não convite" aplica-se sempre aquela célebre máxima que rege o relacionamento humano: "Não há "almoços" grátis!".
Assim, tanto o ato de convidar (ou não convidar) como o ato de aceitar (ou não aceitar) o convite endereçado implica sempre um preço para as partes. E, quer se queira quer não, mais tarde ou mais cedo essa fatura terá que ser paga.

Soubemos agora que aquele promissor arquiteto que integrou o elenco camarário como vice-presidente do município de Tomar durante mais de dois anos, apenas foi a terceira (!) escolha nos convites endereçados pelo partido socialista em 2013. Partindo do princípio que isto é verdade, porquê vir agora referi-lo? Certamente existirão várias razões sendo que a intenção de destratar o homem está lá bem patente, não tivesse o autor da inconfidência tendência para tomba-arquitetos-convidados...
Sobre o segundo convidado para a vice-presidência da autarquia, para já, não parece ter impendido qualquer fatura, tendo inclusivamente este convidado tido a inteligência de se refugiar em lugar técnico-político como secretário-executivo daquele santuário designado CIMT (Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo), onde eventualmente ser-lhe-á aqui e ali “recordado” o honroso convite de que foi alvo... Enfim, uma espécie de mini Santana Lopes que prefere o recatado bem-estar duma qualquer provedoria misericordiosa ao combate político por uma autarquia.
Mas em matéria de convites, quem o incontornável e tortuoso companheiro da presidente de câmara Anabela Freitas quis verdadeiramente atingir foi o primeiro convidado para a vice-presidência do município. Já agora, “incontornável por tortuoso” ou “tortuoso por incontornável”? Enfim, na dúvida seguem ambos os qualificativos!
Abro aqui uns parênteses para referir que me estão aqui ao lado a elucidar que já não são companheiros, etc. e o diabo a quatro... Engano rotundo! O inconfidente e a presidente são muito mais do que companheiros. Não me refiro a questões do foro privado, do tipo daqueles do apimentado livro do José António Saraiva. Não! Refiro-me antes ao interesse comum do casal na sobrevivência política. Ou dever-se-á dizer antes "subsistência política"? Enfim, a menos que possamos vir aqui a ter alguma tragédia grega, estas duas personagens são autênticos "camaradas de armas", ao bom estilo de António Lobo Antunes, só para aqui citar um amigo do inconfidente!...
Mas e que maior mal quis agora o inconfidente causar ao convidado Luís Boavida a quem, recordemos, fez o favor de correr de modo desprestigiante do seu lugar de diretor financeiro da autarquia para lá colocar um seu serventuário, até aí líder da sua oposição interna no ps? Esse Luís Boavida pagou em dezembro de 2013 a tal fatura por ter ousado recusar integrar a lista socialista às eleições autárquicas! Afinal agora sabemos que na opinião do ps (sim, a opinião do ps, como sabemos é a opinião do inconfidente e vice-versa, apesar dos zuns-zuns de quem fala pelos socialistas de Tomar não ser o inconfidente,… mas isso é outro assunto…), este Boavida até tem categoria para liderar a autarquia tomarense e ao recusar o convite foi simplesmente exonerado das funções que exercia... Será isto normal? E é legal? Pelos vistos para o inconfidente e presidente foi! Julgo mesmo que se as simpáticas jornalistas, do jornal tutelado por um proeminente vice social-democrata, tivessem perguntado ao inconfidente como foi possível tamanha pulhice, a cândida resposta do mesmo seria algo do estilo: "A destituição do Luís? (Aqui o tratamento socialista na primeira pessoa dá um ar mais íntimo...) Tratou-se de mero ato de combate político!". No hard fellings...
Certo, certo é que esse Luís Boavida foi “queimado” pelo grupo socialista que governa a autarquia com o beneplácito silencioso do vereador comunista mas, pelos vistos, ainda não terá ardido completamente... E, hellas, o inconfidente na sua entrevista quis mesmo lançar gasolina na fogueira deste pobre e abnegado indivíduo, seguramente na expetativa de o chamuscar junto daquele grupo de jovens que lidera o psd. Sim, aos olhos dessa inexperiente juventude, verem o estratega-mor do ps a "promover" as qualidades de alguém tornam-no imediatamente persona não grata. Admito que em matéria de manha política esse pessoal do psd ainda esteja verde, mas não ao ponto de morder um isco tão evidente!
Uma coisa é clara, o inconfidente fez asneira! Ora vejamos, passou a entrevista a auto elogiar-se com aquela arrogância dos lunáticos, ao mesmo tempo que porfiou em causar dano a várias pessoas, quer dizendo mal delas quer, surpreendentemente, dizendo bem…
Quanto à proclamação das qualidades de Luís Boavida, uma coisa é certa:
Não há essa coisa de “má publicidade”…o que é preciso é que se fale!
Resta-nos saber o que esse homem perseguido pelos socialistas e o partido a que pertence pretendem fazer com essa publicidade.
                                         José da Silva

10 comentários:

  1. Os Deuses devem estar loucos....

    ResponderEliminar
  2. A esquizofrenia é uma doença tramada. Para os poucos que ainda não tenham percebido que o José da Silva é o sr Luis Ferreira e que este post é mais um ataque à ex companheira que o pôs a andar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Santa miséria, talvês falta de traqueijo, eu não conheço o colunista que decidiu chamar-se José da Silva, mas dizer que é o Luis Ferreira, só denota falta de literacia, para mim este colunista decidiu bem pelo nome, senão vejamos, optou pelo maior numero de apelidos em Portugal, isso quer dizer, não a mim, mas aos anónimos, que fala por todos, e claro os boys estam confundidos, ainda bem, não sejam cobardes mostrem lá a carinha laroca, não tenham medo há lugar para todos, se ganharem, entretanto as festas estam a acabar vão lá comer mais uns franganitos.

      Eliminar
    2. Que josé da silva e luis ferreira sãoa mesma pessoa não há grandes dúvidas, falta saber se carlos coelho é carlos coelho...

      Eliminar
  3. Muito se escreve, muito se especula e acima de tudo muito se inventa.
    Da famosa entrevista podemos retirar diversas conclusões, que a saber são, o PSD é de facto o maior adversário do PS e que existe uma desvalorização clara desse grupo do Todos por Tomar.
    É interessante verificar como se tenta abater um dos mais fortes candidatos a liderar os destinos da Autarquia.
    Eu tal como muitos Tomarenses, estamos expectantes para ver quem será o candidato da alternativa e onde caberá e será o papel do Boavida. A concelhia do PSD é jovem, no entanto o seu líder já se encontra na idade de assumir outras responsabilidades e creio que a maioria dos Tomarenses não tinham problema em votar no mesmo, desde que a sua equipa tenha também um misto de experiencia.
    Estamos a menos de 1 ano das eleições e já rola a bola....

    ResponderEliminar
  4. Uff…, este “O inconfidente e o convidado” deixou, de certa maneira as costas alquebradas, os olhos tortos e a cabeça às desandas: que grande ceia! – de difícil digestão!
    Um pequeno-almoço, que não britânico, antes continental, e a coisa seria simples e ligeira:
    Prove-se:
    A Anabela para lá da écloga fotografia, mais não entra no convite (entra na boda – entre ambos – com partilha de presentes a adquirir em proveitosa regência….)!
    Os Luíses, andarão em luta ou em conluio?!...
    O PS e o PSD locais estarão em estado de letargia estival – também, que esperar de tais espécies, genuínos rastejadores.
    O Presidente de uma agora triunfante e verde colectividade desportiva local, não larga o telefone, esfarelando-se em contactos de voz, imagem e mensagens facebookianas, onde tenta vender ao desbarato das diferentes cores politicas por onde já marinou, as suas virtualidades de destro artista na faculdade de bem batotar… quem o deixar – à proporção, da desproporção da sua descomunal avidez!
    O promissor e elegante arquitecto agora corrido cá, e antes despachado a troco de nada da cidade da palha doce, para lá terá voltado, à mingua de melhor e mais apetecível cadeirão pelas bandas de D. Gualdim – o que andará, à sua carente maneira, a tentar a todo o custo; botas haja para engraxar!
    E mais haveria, mas não se torne, também, o piqueno-almoço fatigante e de difícil digestão!
    Que se tome e saiba bem a quem o virtual pratique, porque o pagode, aquele que decide e pega na pica, deste não come; dêem-lhe sopas, presunto e pão, carrascão de Valdonas, da Serra ou do Vidal porque do Albano já não há…
    Quase como a terra, com tais artistas qualquer dia pela certa falirá!

    Bom proveito.


    Chávena com Pires



    ResponderEliminar
  5. A miséria, que chegou esta terra. Candidatos, competentes e capazes é coisa para esquecer... O Luis e a Anabela, lá vão continuar a gastar mal o dinheiro dos contribuintes, com praticas condenáveis a luz da lei e da sociedade. Os dois podem continuar a fazer esta pouca vergonha, mas em 2017 ajustamos todas as contas. Com o meu voto é que o PS não conte, apesar de ser socialista e militante do mesmo partido. Se querem o meu voto, aragem alguém com mais habilitações e mais capaz. E que assim não dá...

    ResponderEliminar
  6. Bem podem vir laranjinhas tentar enganr o povo com conversas disfarçadas que não convencem pois se há coisa que todo o socialista sério em Tomar sabe, é que o sr Luís não só foi corrido pela Presidente há muito tempo, como nunca voltará a ser coisa nenhuma pelo partido socialista e está como é claro a tentar deitar a câmara e o PS abaixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A bem de todos e do PS é bom que isso seja verdade...

      Eliminar