sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Pókemonos de Tomar

Opinião

A aplicação da Nintendo, Pókemon GO, está a ser um sucesso retumbante, agora também em Portugal.
Acabei de chegar de mais uma das minhas viagens e verifico que em Tomar também a coisa vai louca.


Evidentemente que dá para perceber que há uma fratura entre os aderentes e os descrentes do interesse deste jogo. Assim, para o pessoal mais descrente destes vícios tecnológicos, virtuais, a Nintendo deveria arranjar algum tipo de aderência do seu jogo à realidade de cada lugar. Sim, um sucedâneo do jogo original, um híbrido local que prendesse a atenção, tanto dos jogadores já viciados como daqueles descrentes no mérito e interesse do jogo.
Foi esse exercício que me propus fazer ao tentar transpor a nossa realidade política, pós 2013, através da adaptação do jogo original e suas personagens. Surge assim o "Pókemonos de Tomar"!
Então? Vamos a isso?
Em outubro de 2013, em Tomar, foi dado início ao projeto "Cavalo de Tróia" com a tomada de assalto do Ginásio Palácio Dom Manuel pela pokémona Anafret (espécie de Jynx do original). Apesar de ir à frente não é ela a personagem mais forte do Ginásio. Nazaren, treinador de Anafret é, de longe o mais poderoso mono, desculpem, pókemono do Ginásio. Outros treinadores ficaram para trás e estão agora a tentar junto das pokéstops armazenar “armas” que lhes permitam conquistar aquele tão ambicionado Ginásio.
Entretanto, Nazaren não tem tido qualquer evolução recente, ao contrário dos outros pokémonos que estão na administração e defesa do Ginásio. São eles, Ugocry (Butterfree no jogo original...) o actual vice, Ruserr (Perrsian) o primeiro vice caído em desgraça pela mão de Nazaren e Komuna (Muk no jogo original), o pokémono mais influente do Ginásio e aquele que mais condiciona a acção de Anafret.
Seria de esperar que um Ginásio que estivesse num nível tão avançado, pela sua quantidade de pokémonos, tivesse bastantes pontos de prestige. Ironicamente não é o que acontece e é bem provável tratar-se de um glitch do jogo que permite que um Ginásio com zero de prestígio não seja conquistado por outras equipas. Esperemos que um update do jogo, a efetuar no próximo ano, este erro absurdo seja corrigido...
Para além do conjunto de monos atrás referidos, existem ainda outros pokémonos no mesmo Ginásio. Mas, em boa verdade, estes três monos pouco podem fazer perante os poderes que o treinador dá a Anafret e que os condiciona totalmente. Não passam pois de pokémonos mais fraquitos e com CP baixos que se limitam a fazer as tarefas menores. São eles Jótenr (Charmander), Exeggutor e Golem. Destes, apenas Jótenr aparenta algum potencial de evolução. Ainda assim, parecem subjugados aos poderes quer do treinador, quer de Marowak, o mais forte dos pokémonos da equipa laranja. Por vezes, o treinador laranja tenta conquistar o Ginásio com a pokémona Xlutz (Jigglypuff), mas ainda assim sem qualquer sucesso real ou aparente.
O treinador Nazaren está num nível muito elevado do jogo e tem na mochila várias pokébolas com as quais pode, a todo o momento, colocar em ação alguns pokémonos importantes: Raticate, um pokémono XS, Mr.Mime, um pokémono faz de conta e Machamp, o mais aterrorizador de todos, conseguindo controlar simultaneamente vários Ginásios de nível superior. E depois, dois pokémonos que andam a pairar, qual abutre, à espera que sobre qualquer coisa: Alakazam e Arbok. Esta última chega muitas vezes a ser confundida à primeira vista com uma simpática Dragonair.
Dominando Ginásios secundários apenas valorizados pelos próprios, estão pokémonos que se anunciam fortes como o Lickitung, Slowpoke, Kangaskhan e o seu filho, mas que na prática são também daqueles que o treinador Nazaren "mete no bolso" e, pior que isso, não lhes permite evoluir.
Pela sua elevada incerteza, até mesmo imprevisibilidade absoluta, o jogo "Pókemonos de Tomar" promete!
Será que se pode vislumbrar o aparecimento de um Mewtwo que destrone Anafret? Será que algum treinador tem o arrojo de lançar Arcanine ao assalto do Ginásio Palácio Dom Manuel, já que são várias as provas dadas na conquista de outros Ginásios do concelho?
                                                                                                   Roberta Ferreiro

2 comentários:

  1. Tão longe da realidade de quem conhece os meandros, dos reais pesos e influências das personagens, que parece escrito pelo Nazaren. É tudo virtual e aparência e agosto.

    ResponderEliminar
  2. Ou eu sou muita burro ou entao o texto nao e nada facil de perceber, entao os ultimos 4 paragrafos

    ResponderEliminar