domingo, 21 de agosto de 2016

Forcados de Tomar mostram a sua valentia na corrida dos 60 anos

Foto de Luís Boavida
Realizou-se ontem, dia 20, na Praça de Touros José Salvador, em Tomar, a corrida de comemoração do 60º aniversário do Grupo de Forcados Amadores de Tomar, antigos e actuais, que pegaram em solitário num acto de extrema valentia. Uma noite dura para a forcadagem, onde houve momentos de glória com pegas de caras plenas de arte e emoção e momentos de "aperto" onde a tensão surgiu devido a fortes derrotes dos toiros aos "Homens das Jaquetas de Ramagens".

Actuaram ainda os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador e Marcos Tenório "Bastinhas" frente a seis toiros da divisa Vale do Sorraia.
Abriu praça frente a um toiro colaborante, que se adiantava muito à montada, o mais antigo cavaleiro de alternativa presente. António andou regular, consentindo alguns toques na sua montada, tendo tido como momento alto da sua primeira aparição da noite o bom 4º ferro curto, bem ao estribo, como mandam as regras de bem tourear. No seu segundo, começou com uma ferragem completamente desacertada, tendo levado o cavaleiro da Torrinha, aquando da troca de montada, a pedir desculpa ao público presente, num gesto louvável e de extrema humildade para com aqueles que pagam o seu bilhete para assistir ao espetáculo. A partir daí a sua lide foi a mais tendo fechado a sua passagem pela cidade nabantina com dois bons ferros curtos.
A Rui Salvador calhou-lhe em "sorte" o pior lote da corrida. No seu primeiro teve como oponente um toiro curto de membros e que media "a todo o alto" o trabalho do ginete tomarense. Salvador andou regular tendo passado por várias vezes em falso. No que terminou o ofício, Rui andou bem melhor, mais comunicativo com os espectadores tendo cravado bons ferros curtos e um ferro de violino muito do agrado do público presente.
Completava o cartel, Marcos Tenório "Bastinhas". E que noite teve o cavaleiro de Elvas em Tomar! Teve toiros de verdade, que se arrancavam de todo o lado e com mérito teve duas lides bastante positivas. Bem nos compridos, melhor nos curtos, tendo finalizado a sua última actuacão com um bom par de bandarilhas. Salienta-se a forma como o ginete elvense parou e colocou os primeiros ferros ao seu primeiro do lote com o cavalo "Capa Negra".
No que diz respeito aos aniversariantes pegaram o Cabo Marco Fernando Jesus à 4ª tentativa; João Oliveira numa pega tecnicamente perfeita onde houve grupo em todo o esplendor da palavra ao primeiro intento; Luís Campino à 3ª tentativa após uma tentativa onde o forcado saiu mal tratado, tendo regressado com todas as ganas para finalizar a sua prestação com sucesso; Paulo Parker à 1ª tentativa; Ricardo Silva num bom 2º intento onde teve o essencial apoio do primeiro ajuda Ricardo Pereirinha e a finalizar a noite Andrei "Romeno" à primeira tentativa.
No intervalo da corrida foi descerrada uma lápide, pela Presidente da Câmara, pela comemoração do 60ºaniversário do grupo de forcados local.
Quanto aos toiros que vieram desde o concelho de Coruche, vinham bem apresentados, com o trapio correcto para a Praça de Touros em questão, que serviram, tendo os melhores sido o 3º e 6º da ordem.
Dirigiu a corrida com acerto, o Sr. Manuel Gama, assessorado pelo Médico Veterinário José Luís Cruz e o cornetim Nuno Narciso, tendo concedido e merecidamente volta ao ganadero após a lide do último da noite, pelo bom curro enviado para esta corrida de toiros.
Abrilhantou a corrida a Banda Republicana Marcial Nabantina.
                                                                                          Rodrigo Viana

Fotos de Manuel Subtil

Sem comentários:

Enviar um comentário