quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Centro Hospitalar com excelência em 10 especialidades

O Centro Hospitalar do Médio Tejo obteve a classificação de excelência clínica em 10 especialidades (duas em Tomar, seis em Abrantes e duas em Torres Novas), segundo a avaliação semestral do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) da Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
O hospital de Tomar obteve a classificação de Excelência Clínica na área de cirurgia de ambulatório e na área de cirurgia geral (cirurgia do cólon). De resto, segundo a ERS, esta unidade cumpre com todos os parâmetros de qualidade exigidos quanto a satisfação e focalização no utente, adequação e conforto das instalações e segurança do doente.
Em Abrantes a avaliação de Excelência Clínica foi para as áreas de cuidados intensivos, ginecologia (histerectomias), neurologia (acidente vascular cerebral), obstetrícia (partos e cuidados pré-natais), ortopedia (artroplastias totais da anca e do joelho e tratamento cirúrgico da fratura proximal do fémur) e cuidados transversais (avaliação da dor aguda).
No hospital de Torres Novas, foram duas as áreas a conquistar Excelência Clínica: cardiologia (enfarte agudo do miocárdio) e pediatria (cuidados neonatais e pneumonia).
Para este estudo a nível nacional a Entidade Reguladora da Saúde avaliou 160 unidades de saúde, públicas e privadas, e mais de metade obteve classificação de excelência clínica. O Hospital Eduardo Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, é o líder do ranking.
Os resultados publicados são relativos a procedimentos e/ou diagnósticos no contexto das diferentes valências, decorrentes da submissão de episódios de internamento com alta entre 1 de julho de 2014 a 30 de junho de 2015.

Lusa
Excelência clínica para 106 das 160 unidades de saúde avaliadas pelo Regulador

2 comentários:

  1. Eu gostaria de saber quais são os critérios para estes resultados? Com conhecimento de causa e sofrendo da mesma falta de fisioterapeutas.

    ResponderEliminar
  2. cirurgia de ambulatório?
    Primeiro saber distinguir a mão direita da mão esquerda é um bom princípio

    ResponderEliminar