sexta-feira, 15 de julho de 2016

Lourenço é campeão a ler

Tem 15 anos, passou para o 10° ano e acaba de vencer o Concurso Nacional de Leitura no seu escalão. Lourenço Madureira Miguel, aluno da Escola Santa Maria do Olival, em Tomar, arrecadou o 1.º lugar no escalão do 3.º ciclo que se realizou quarta feira, 13 de julho, em Santa Maria da Feira. Isto depois de ter vencido as duas fases anteriores da prova, a nível local e distrital.
“Ao fim de três anos a participar, consegui alcançar esta vitória! Não há palavras que consigam descrever a minha alegria e satisfação ao ter ganho este tão grande concurso que envolve milhares de alunos de Portugal insular, Angola e França!” escreveu Lourenço no facebook.
Fizemos uma breve entrevista ao jovem tomarense que tem como “vício” a leitura:

Que textos leste na final da prova?
A prova oral da final, em que só restavam os 5 melhores candidatos de todo o concurso, dividiu-se em três: uma prova de leitura expressiva, uma de argumentação e outra de dramatização. Como eu estava à espera que fossem eles a dar os temas e as passagens respetivas, não tinha nada preparado ao contrário da maioria dos outros concorrentes! Por isso, escolhi na hora para a primeira prova uma passagem de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", para a segunda decidi argumentar sobre Mary Read, a protagonista da segunda obra que tínhamos que ler, " A Pirata". Por fim, improvisei uma das últimas cenas de Harry Potter, a mais dramática de todo o livro e, para mim, a mais dramática!

E qual foi o prémio?
Na 3ª e última fase do Concurso, os prémios foram um globo, livros e uma pulseira que dá direito a entrar na Viagem Medieval de Santa Maria da Feira. Por outro lado, também recebi outros prémios, mas estes destinados à escola do vencedor, neste caso a ESSMO. Estes prémios passam por um torso, com todos os órgãos constituintes para ser utilizado nas aulas de Ciências Naturais e Biologia. Para além de bastantes livros que serão doados à Biblioteca Escolar para poderem ser utilizados por todos os alunos da escola.

Que significado tem para ti esta vitória?
Para mim, esta vitória significa que consegui representar de uma boa maneira não só a minha escola ou a minha cidade, mas também o distrito de Santarém, fazendo simplesmente uma das coisas que me dá mais gozo na vida, Ler! Na minha opinião, ler é descobrir um outro Mundo, é aprender, é uma porta de acesso ao conhecimento, é uma maneira de se crescer bem acompanhado e com os meus melhores ensinamentos, preparando-nos assim para as adversidades que iremos encontrar ao longo da vida!

Um agradecimento final...
Obrigado a todos pelas infinitas mensagens de apoio e de parabéns que sem dúvida alguma contribuíram para o meu sucesso! :)
Mas também um obrigado a todos que não saíram de frente da televisão para acompanharem tudo segundo a segundo!
E um especial obrigado aos meus Pais e à Prof. Maria de Deus Monteiro que me acompanharam de longe e de perto nesta grande aventura.
Espero que todos partilhem deste meu fascínio! Afinal, a leitura é a porta de acesso ao conhecimento, que para além de nos tornar pessoas mais cultas torna-nos seres humanos melhores, capazes de enfrentar todas as adversidades. ;)

Lourenço é filho do arquiteto Nuno Madureira Miguel e da empresária Blocas Moreira Pires.
Vídeo de Fernando Pena publicado no facebook

1 comentário:

  1. PARABÉNS ao Campeão. O vídeo é a demonstração da qualidade enquanto leitor e a entrevista diz-nos da qualidade humana do Lourenço.Está-lhe nos genes. Parabéns à FAMÍLIA

    ResponderEliminar