sexta-feira, 8 de julho de 2016

Festa Templária começou com atrasos

Foto de Nuno Madureira Miguel
Com quase uma hora de atraso, a recriação do cerco de 1190 ao castelo Templário atraiu centenas de pessoas à Mata dos Sete Montes para assistirem ao primeiro grande espetáculo da Festa Templária na noite desta quinta feira.
Os espectadores tiveram de esperar que os participantes no jantar real, que decorria no refeitório do Convento de Cristo, terminassem a refeição e só depois começou a encenação na Mata.
Conforme escreve João Barata Veras no facebook “é uma falta de respeito para quem está em pé com crianças pequenas à espera que a nossa "corte Tomarense" se digne a acabar o seu jantar...”
Depois deste espetáculo todo o restante programa da noite se atrasou.
Já na Praça da República a equipa do espetáculo de fogo (Fire Dragons) preparava a sua atuação quando um agente da PSP avisou os artistas para retirarem os dois carros de apoio que estavam estacionados na Praça da República junto aos famosos pilaretes. E assim se agravou o atraso no espetáculo.

No seu blogue Tomar a Dianteira, António Rebelo também tece algumas críticas
Sem querer opor-me às festas...

Fotos do primeiro dia da Festa Templária (autor: Paulo Alexandre Melo)

Vídeo do cerco ao castelo Templário (autor: Paulo Alexandre Melo)

Espetáculo de fogo Fire Dragons (autor: Nuno Madureira Miguel)

Reportagem da TSF

Castelo de Tomar tomado de assalto pelos mouros

4 comentários:

  1. Caro José Gaio,
    como jornalista, e independentemente de este não ser um órgão de comunicação social, ficaria bem que as "notícias" fossem confirmadas antes de publicadas, por mais que se perceba a intenção em criticar.
    Esta é daquelas que salta à vista. Não é verdade que a recriação tenha começado atrasada, ou quando muito uns 10 minutos e, além disso, o jantar real faz parte do programa como qualquer das outras atividades, e aberto a todos os que se inscrevam.
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  2. Nesta terra de falsos vip's que não tem aonde cair mortos tudo criticam só que não fazem nadam

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Tomarenses
    Como puderam ver começou mais uma festa templária e, mais uma vez, a organização do evento está de parabéns, muito boa a recriação do cerco e o espetáculo de fogo
    Mas gostava de deixar alguns reparos.
    A recriação do cerco começou por coincidência ou não, quando chegou uma multidão vestida a rigor do jantar real, quase 1 hora da hora marcada..... É uma falta de respeito para quem está em pé com crianças pequenas à espera que a nossa "corte Tomarense" se digne a acabar o seu jantar.....
    E por lógica, o espetaculo de fogo também sofreu atrasos, mas o mais interessante é que quando estava a senhora para começar a acender o fogo, chegou um senhor agente da PSP e mandou a senhora e o seu assistente tirarem as 2 viaturas que lhes estavam a dar apoio (estacionadas do lado direito da CMT),para espanto e indignação de quem estava presente.....e mais uma minutos de espera.....
    Parabéns pelo excesso de Zelo por parte dos nossos agentes....
    Abraços.
    João Barata Veras
    Comentário publicado no facebook

    ResponderEliminar
  4. Mesmo que tenham existido atrasos, estes mesmos não deviam acontecer, mesmo que espera tenha sido curta. Pois, nem os turistas, nem ninguém gosta muito de esperar. Quanto, resto importa analisar quanto é, o custou do evento e qual é o valor criado com o evento. Quanto ao turismo está tudo na mesma, existe monumentos degradados na cidade, a sinalética turística é quase inexistente, a limpeza na cidade é uma vergonha, para não falar em problemas que tarde ou nunca se resolvem. O Turismo e a cidade não sobrevive de um ou dois grandes eventos que se façam em Tomar.

    ResponderEliminar