sexta-feira, 15 de julho de 2016

Ainda o célebre jantar na Caça Brava

Opinião

Pela primeira vez na história do nosso Concelho, os Empresários tomarenses entendem que devem ter uma voz ativa na discussão dos rumos do Concelho. Com efeito, urge inverter a rota negativa em que nos encontramos. Estes são assuntos cuja importância demonstra só por si que não podem ser monopólio de ninguém.
As nossas responsabilidades e a expressão das nossas atividades, nomeadamente na criação de emprego e na geração de riqueza, assim o ilustram.  Entendemos ser urgente e decisivo eleger novos destinos para o Concelho, pautados por progresso e por expansão. Essa mudança exige que a camara municipal seja dirigida com visão, firmeza e competência, alicerçadas num executivo norteado por espírito de Missão e de Serviço.
É imprescindível e urgente melhorar as condições de vida dos Tomarenses e o ambiente empresarial no Concelho, resolvendo de uma vez por todas os problemas e os estrangulamentos existentes, desde a criação de emprego, à melhoria da segurança, à promoção da eficiência no uso dos recursos públicos, e, principalmente, vencer a inercia existente na valorização inteligente da riqueza cultural, histórica e social existente.  
O tão badalado jantar, consistiu tão só em abordar e debater os assuntos acima referidos, demonstrar a nossa preocupação pelo estado socioeconómico muito preocupante a que chegou o Concelho, e mudar a página para um futuro melhor. A “mensagem” principal deste evento poderá ter sido distorcida, na medida em que os Empresários são parte integrante de soluções e não de problemas.
Entendemos que a atuação da Autarquia tem que ser assegurada por um desígnio e enquadrada por uma visão do desenvolvimento do Concelho.  É necessário que essa condução seja isenta, e que sejam afastados os compadrios, pessoais, familiares ou partidários. É necessário que tire partido completo e competente dos fundos estruturais, e que tenha os conhecimentos necessários para a sua aplicação correta nas circunstancias existentes entre nós. É necessário que possa promover as ações necessárias para reorientar a economia local para a internacionalização. É necessário que tenha capacidade para preparar e desenvolver uma estratégia de competitividade concelhia baseada no capital territorial, valorizando os recursos locais, os fatores de produção e os ativos específicos. E é necessário que tenha uma visão do território enquanto uma rede de polos urbanos, de ativos e de oportunidades que possam ser concretizadas pelos diferentes protagonistas, públicos e privados, criando entre eles cooperação efetiva para gerar inovação e empreendedorismo.

"Inverter o declínio em que se arrasta Tomar"

São necessárias ideias e conhecimentos inovadores que possam funcionar como referência para o desenvolvimento do Concelho. Também é imprescindível criar estabilidade e segurança, e assegurar as responsabilidades em funções básicas como a saúde e a educação, tendo na condução da Câmara uma equipa que transmita esperança, confiança e otimismo quanto ao futuro do Concelho.
Como todos sabemos, as sociedades de hoje são valorizadas e reconhecem o trabalho meritório por parte dos empreendedores, em particular em tempos de crise. A intervenção dos Empresários justifica-se pelo gosto pela sua terra, e pelo querer acreditar, para investir em Tomar. Não toleramos, portanto, quaisquer interpretações incorretas ou precipitadas que possam surgir.
Os Empresários reafirmam a convicção de que é possível inverter o declínio em que se arrasta Tomar, desde que seja possível formar uma equipa competente e rigorosa para pôr em prática um programa que preveja a melhor utilização dos meios existentes e a captação de novos recursos, e o lançamento de novas atividades produtivas no Concelho.  Acima de tudo Tomar.
As nossas iniciativas vão continuar estando programados mais eventos, onde toda a sociedade civil será convidada a estar presente para discutir novos rumos para garantir o nosso futuro e o das gerações vindouras.
Por TOMAR!!!
                                                                      Os Empresários devidamente identificados

13 comentários:

  1. Grande desafio, tendo em conta que os tempos de bonança económica já passaram.
    Mesmo assim - com o vento contra - não será impedimento para atracar em bom porto.
    Força Gente de Tomar. Empresários, comerciantes, prof. liberais e todos os outros. Todos por TOMAR!

    ResponderEliminar
  2. Resta saber qual é o montante de capital que estão a pretender investir no nosso concelho? Não seria necessário procurar empresários fora do nosso concelho?, que tivessem mais capital, mais visão, uma estratégica bem definida e uma forte experiência no mercado. Pois acho que não é favorável para o concelho a criação de um monopólio de empresários tomarenses, em detrimento de outros que estão no exterior... Pois o fracasso da politica tomarense dos últimos anos não é só culpa da Câmara, mas também dos seus empresários e das suas gentes. Precisam de dar provas reais que merecem a confiança do poder...

    ResponderEliminar
  3. É um texto que me sabe a pouco. É o chamado "encher chouriços". Poderia ser subscrito desde o mais liberal membro do PP até ao mais empedernido comunista neste "novo" PCP. Eu não sei se os empresários de Tomar repararam, mas a decadência do concelho já tem muitos anos. Não é novidade. Assim como não acredito que este tipo de encontros/jantares nunca tenha ocorrido, a questão é que este foi tornado público e os outros não. Se apresentassem propostas do género:
    - Consideramos importante que o IPT tenha cursos virados para as nossas necessidades (agro-pecuária, silvicultura, gestão turística, línguas,etc - não sei qual o tecido económico em Tomar e quais as suas potencialidades).
    - Consideramos importante que a Zona Industrial (ou outro sítio qualquer) tenha um centro de negócios para apoiar as empresas.
    - Consideramos importante a Câmara ter um gabinete de apoio ao investidor e uma aposta forte da imagem do concelho na internet em diversas plataformas e línguas.
    aí sim permitia fazer um debate sobre o futuro do concelho. Agora assim, isto não aquece nem arrefece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faças nada que o tempo resolverá!!!!!!!!!
      Acorda prá vida e aproveita o que ainda há de bom. Hoje respiras amanhã não sabes. Pensa positivo. Não te arrependerás.

      Eliminar
    2. este anónimo do 12:23 é um poeta. Os empresários querem ajudar o concelho, o resto vem por acrescimo. Força!!

      Eliminar
    3. Anónimo das 14h57 - Propostas concretas do texto dos empresários - ZERO; Podes dizer que as TRÊS que fiz estão totalmente erradas, mas pelo menos dei ideias e sempre fiz qualquer coisinha. Anónimo das 17h49 - Não digo que não queiram, agora este tipo de textos vale o que vale, um mero manifesto de boas intenções. A grande questão é: estes empresários estão a falar enquanto empreendedores e investidores ou como barrigas de aluguer do PSD para as próximas eleições autárquicas?

      Eliminar
  4. União é necessária. Para vencer a inercia, para inverter o rumo e para arnjar futuro.

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Será que mexe!? Isto de falar é muito bonito e fácil.
      Na pratica o que vemos é o País inteiro a necessitar de mais investimento.
      Mas para existir esse investimento terão de existir outras condições tais como:
      a)- administração publica muito menos burocrática;
      b)- Impostos para quem investe e também para quem trabalhe em muito menor grau( Em termos fiscais o que se passa neste País é um autentico saque/roubo a quem tem alguma coisa, fruto do seu trabalho por parte do Estado);
      c)- Justiça mais rápida, pois a actual é caríssima, lenta e injusta, provavelmente por outros interesses menos claros se levantarem, penso eu de que...;
      d)- Um Estado( Poder central, Local e afins) que pague a horas às empresas e as pessoas, e que gaste apenas aquilo que tem, pondo fim à escalada suicida do endividamento;
      d)- Um Estado e Empresários que tratem as pessoas como pessoas e não como números, quiçá descartáveis quando bem entendem...
      Muito há a fazer neste País, tivéssemos nós em Portugal políticos responsáveis, que pensassem mais no País e não tanto no bolso deles e dos "amigos"...
      Portugal precisa de um novo 25 de abril, para correr com muitos dos que (des)governam e (des)governaram este País...
      Agora culpar apenas a Câmara actual pelo mau momento do concelho é no mínimo demagógico, pois os problemas de investimento de Tomar arrastam-se desde à 30 anos para cá...
      O PSD esteve a gerir os destinos da Câmara durante 16 anos, o que fez?? Eu respondo: NADA.

      Eliminar
    2. E afinal?
      Precisamos ou não de um novo 25 de Abril??????
      Eu respondo: SIM

      Eliminar
  6. até os dependentes do pedro marques andam a piscar o olho aos empresários...a malta do PSD quer mesmo perder?

    ResponderEliminar
  7. A garaotada da Rua da Fabrica saiu o terreno, não para TRABALHAR.

    ResponderEliminar
  8. Só bazófias e nada de concreto em termos de unidade tomarense. Quais necessidades dos tomarenses? quais empresários? qual IPT? Quais cidadãos? Não mudem de mentalidade e costumes não que passam (há quem diga que já passaram) de cidade a aldeia calhandreira! Hão-de ir longe! Força!

    ResponderEliminar