quarta-feira, 1 de junho de 2016

Redes sociais usadas para denúncia de problemas

Nas Curvaceiras, contentor com lixo amontado há oito dias
Cada vez mais as redes sociais nomeadamente o facebook são utilizadas como meio de denúncia de problemas no espaço público.
Dois exemplos: Paulo Neves publicou uma foto de lixo amontado à beira da estrada na rua Torres Pinheiro. Arminda Ramos‎ denuncia o problema da falta de recolha de lixo nas Curvaceiras, freguesia de Paialvo.
O lixo esteve oito dias sem ser recolhido e, por causa do mau cheiro, alguns moradores deslocaram o contentor para junto do fontanário.
As denúncias são feitas no mural de cada um mas, na maior parte dos casos, são feitas em grupos como “Tomar”, “Tomar, o que faz falta” ou “Vamos ajudar a Resitejo a gerir a recolha dos Ecopontos”.
Um bom exemplo da utilização da internet e das novas tecnologias pelas autarquias é dado pela junta de freguesia da Estrela (Lisboa) que, com a aplicação www.geoestrela.pt, mereceu um prémio nos IDC CIO Awards 2015.
Graças a esta plataforma os cidadãos fiscalizam o estado das ruas, detetam problemas e alertam a junta que muitas vezes no próprio dia resolve as situações.
A junta tem três equipas de intervenção, Passeio Seguro, Anti Graffiti e Higiene Urbana, que garantem diariamente a resolução dos problemas, mesmo em casos de lixo abandonado na rua que são da responsabilidade da câmara de Lisboa.
Ou seja, os cidadãos em vezes de denunciarem os problemas nas redes sociais alertam a junta e esta, o mais rapidamente possível, resolve os problemas. “Continue a colaborar para juntos fazermos uma Freguesia de excelência”, é o lema.

Uma ‘app’ para resolver os problemas dos cidadãos
Lixo na rua Torres Pinheiro

Um exemplo de problema resolvido através da aplicação GeoEstrela

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