quinta-feira, 26 de maio de 2016

Construção das escadinhas de Nª Srª da Piedade começou há 170 anos

Segundo os anais do município de Tomar, as escadinhas de Nª Srª da Piedade começaram a ser construídas em 1846, ou seja, há 170 anos. A obra só foi concluída em 1862.
Ao contrário do que muita gente pensa, a escadaria não é composta por 365 degraus mas sim por 292 degraus (atualmente), desde a estrada do Prado até ao largo da capela. Mas antes de haver esta escadaria existia uma calçada íngreme.
Aqui fica a transcrição de um relato de 1877 sobre esta escadaria:
“No frescor da manhã, póde-se subir em peregrinação até á Piedade, linda ermida no topo de uma montanha, para onde se sobe por duzentos e cincoenta degráos. De dez em dez, ha um patamar e um banco de pedra onde a gente pôde descançar e dar graças a «Nossa Senhora» que nos permitte ir chegando mais perto do seu relicário. Chegar lá acima não é medíocre proeza com tal clima; porém, quem o consegue é liberalmente recompensado com a belleza da capella e o magnifico ponto de vista. 
Que aprazível me seria, deter-me ali!"
(A Formosa Lusitania / por Catharina Carlota Lady Jackson; versão do inglez, prefaciada e annotada por Camillo Castello Branco . – Porto: Livraria Portuense, 1877)

Sem comentários:

Enviar um comentário