quarta-feira, 23 de março de 2016

O fim de um eucalipto centenário

A câmara de Tomar arrancou nesta terça feira o que restava do enorme eucalipto que existia na estrada da Serra frente ao jardim de infância em Tomar.
O tronco-base que restava da emblemática e centenária árvore (dizem que teria perto de 200 anos) chegou ao fim.
Afetada por fungos vulgarmente designados por “Broca do eucalipto”, a árvore foi mandado arrancar por ser considerada um risco para peões e viaturas. A operação mobilizou uma máquina e funcionários que habitualmente se ocupam do tratamento e arranjo dos jardins públicos, supervisionados por um técnico superior.
Este eucalipto foi notícia há mais de 20 anos quando alguns ramos caíram sobre vários carros. Nessa época teria 35 a 40 metros de altura. O caso acabou por chegar a tribunal com a câmara a ser condenada a indemnizar os donos das viaturas danificadas.
Depois disto, a câmara decidiu cortar a árvore deixando apenas alguns metros do enorme tronco.
Em 2008 o arboricultor Marcolino Vilaça propôs-se fazer uma escultura no tronco do eucalipto. A câmara gostou da ideia mas não chegou a ser concretizada.
A árvore acabou por “morrer de pé” e nesta terça feira terminou a sua história.




8 comentários:

  1. Fazendo o balanço entre árvores arrancadas ou cortadas e plantadas pela Câmara M. de Tomar concluimos que esta Câmara tem uma apetência para o arboricidio. Já estamos fortes de podas autárquicas e era bom que esta autarquia se preocupasse também em plantar árvores para que Tomar fosse de novo cidade jardim, cidade verde

    ResponderEliminar
  2. A vontade de dizer mal... Era um tronco que ali estava há anos!!

    ResponderEliminar
  3. Já agora, pode arrancar o que resta duma arvore junto à ponte nova, em frente ao mercado, e arranjar aquele passeio...

    ResponderEliminar
  4. Seria bom que limpa-sem as bermas e valetas que estão muito sujas algumas com metros de erva de altura e não com herbicida que secam e ficam aptas para os incêndios,esta Cidade há algum tempo que deixa muito a desejar em relação ás limpezas o que é pena.

    ResponderEliminar
  5. Foi no meu tempo de jardim escola que as ramadas caíram... Ja passaram mais de 25 e agora resolvem arrancar.... E pena mais uma árvore centenária desaparecer por completo... E mais fácil arrancar que tratar... Mais um bom movimento da autarquia.... Para n variar muito....

    ResponderEliminar
  6. porra, se limpam é porque nao sao horas, se andam nas valetas, estao a esturvar o transito, gaita no tempo do outro senhor, é que era bom, cada qual limpava o seu.

    ResponderEliminar
  7. O que faz falta a muita gente é trabalho. Muitos obtiveram computadores do Centro de Emprego e que lá aprenderam a manobra-los mal e porcamente, mas que dá para hoje se ocuparem a dizer mal de tudo e de todos com o dinheiro do cidadão...Vão trabalhar porque a pesar de não haver empregos há muito trabalho.
    Tanto mato para roçar, ervas para arrancar, enfim tanta coisa que os podiam ocupar, mas continua tudo cego...

    ResponderEliminar