sábado, 26 de março de 2016

Alunos voluntários

Em novembro de 2015, a Caixa Geral de Depósitos convidou o Agrupamento de Escolas Templários a integrar o programa YoungVolunTeam, destinado a alunos do Ensino Secundário, que tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a prática do Voluntariado como expressão de cidadania ativa.
Este programa instituído pela Caixa Geral de Depósitos, em parceria com a ENTREAJUDA e a Sair da Casca conta com o apoio da Direção-Geral de Educação, do Instituto Português de Desporto e Juventude, do Programa Juventude em Ação da Comissão Europeia e da SEA — Agência de Empreendedores Sociais; em 2015, recebeu igualmente o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.


Respondendo ao convite endereçado ao Agrupamento de Escolas Templários, a turma E do 11º ano, constituída por alunos do Curso de Ciências Socioeconómicas, criou a equipa — Volun Templários Team — que atua como embaixadora deste programa.
Assim, de forma a difundir e incentivar a prática do Voluntariado, estão ser efetuadas sessões de formação junto de alunos de outros ciclos do Agrupamento e estão a ser preparadas atividades que visam ajudar famílias carenciadas da comunidade educativa e local, sinalizadas, pelos Gabinetes de Apoio à Família do Agrupamento de Escolas Templários, em parceria com outras instituições, nomeadamente a Junta de Freguesia Urbana e Cáritas.
De entre as várias iniciativas a desenvolver destacam-se, nos meses de março e abril, uma recolha e posterior distribuição de bens de natureza diversa (vestuário, alimentação, produtos de higiene, livros, mobílias); a constituição de um Banco de Voluntários (Voluntários Templários); a criação de uma Cantina Solidária (confeção de refeições para famílias carenciadas) e um evento — "Ser Solidário", a decorrer nos dias 15 e 16 de abril, na Casa dos Cubos, com atividades como Caminhada e Corridas Solidárias, Mercado Solidário, Dádiva de sangue, Workshops temáticos, Ateliers...
Como forma de divulgar esta iniciativa e o projeto da equipa Volun Templários Team, decorreu, no passado dia 15 de março, em colaboração com a Associação de Estudantes, um dia de campanha na Escola Jácome Ratton. Nos vários intervalos e num ambiente de grande animação — com jogos, música, mini aula de zumba, "selfies" — foi apresentado um vídeo das fases do projeto, iniciou-se a recolha de bens de natureza diversa e inscreveram-se novos Voluntários Templários. O Diretor do Agrupamento deu o seu testemunho acerca desta iniciativa e os alunos puderam também escrever, num mural, frases sobre a prática do Voluntariado. O balanço deste dia de campanha foi considerado positivo, tendo a comunidade escolar participado ativamente, manifestando-se sensibilizada para o envolvimento no projeto.


2 comentários:

  1. Parabéns à Escola e a todos os intervenientes - professores e alunos - que, acumulando com todas as tarefas, ainda se disponibilizam para trabalhar neste projecto tão importante e factor de distinção para a nossa cidade.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns à Escola e a todos os intervenientes - professores e alunos - que, acumulando com todas as tarefas, ainda se disponibilizam para trabalhar neste projecto tão importante e factor de distinção para a nossa cidade.

    ResponderEliminar