quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O mal-amado

Opinião

Não me refiro ao filme de Fernando Matos Silva, rodado em 1972, curiosamente o último filme português a ser censurado pelo regime salazarista/marcelista e o primeiro a estrear após a revolução de 25 de abril de 1974 e que contava com um elenco de luxo. João Mota no principal papel, Maria do Céu Guerra e Rita Duarte representam um drama emocional que termina de maneira trágica para o seu protagonista.
O protagonista desta crónica teria apenas os seus cinco anitos quando da rodagem desse filme.
O que é facto é que esta criança cresceu e também acabou por se tornar num mal-amado.
No entanto, não se augura ou deseja a este protagonista qualquer tipo desenlace como o verificado no filme. Muito pelo contrário, pretende-se com este escrito realizar um exercício de justiça que devolva a esta personagem os índices de aceitação e reconhecimento em níveis longe do desprezo, para não dizer mesmo do ódio, com que ultimamente o têm tratado.
Por esta altura estarão os caros leitores a interrogar-se, mas afinal quem será esta personagem?
Duma coisa tenho a certeza, o próprio, caso se dê ao incómodo de estar a ler esta prosa, já sabe que é dele mesmo que se trata… Sem dúvida!
Dos restantes leitores, os mais informados das tropelias do bas fond político local também já lá terão chegado. Os outros, bem os outros até seria melhor que continuassem na ignorância das intestinas lutas pelo poder duns quantos…
Mas até poderá acontecer que, pela eloquência do título escolhido para esta crónica, este suspense seja afinal, nenhum!
(continua)

                                                    José da Silva

“O Mal-Amado” de Fernando Matos Silva: www.youtube.com/watch?v=z03PeOET_Ec

3 comentários:

  1. ÓH Sô Zé da Silva!
    Você não seja muito injusto. Nós até gostamos da criatura.
    Isto é o PS no seu melhor.
    Este homem, por onde passa, onde mexe, o que escreve, deixa um rasto que é a única coisa que nos diverte. Só lembrar-me que este modesto informático lá do Ribatejo profundo, qual vereador da cultura cá do burgo, pôs o Lobo Antunes no lugarzinho ao dizer que ele estava “armado ao pingarelho”.
    Eu por mim voto sempre nele, na sócia dele, ou em quem ele mandar. Mas quero é que seja ele mesmo a mandar. Até pode trazer o Sócrates e o presidente da distrital que também é tudo boa gente.
    Tomar já está tão miserável, (a única coisa que ainda vai dando alguma coisa ainda são as agências funerárias) e querem-nos agora tirar o Luis Ferreira? E depois a gente risse de quê? Da nossa miséria? Por amor de Deus!
    Para quê? Para por lá os PêÉsseDês? Homens com envergadura de Relvas? Aquilo também está ali uma gerinçonça esperta!
    (eu gostava mesmo era de fazer uma critica muito construtiva e educada. Mas como?)

    ResponderEliminar
  2. O Ser humano é mesmo cabeça dura. Mesmo depois do homem ter saído da Câmara continuam a matraquilhar nele.
    Cá por mim deve haver por aqui muito boa gente com uma grande dor de cotovelo, será!?- Na Farmácia vendem-se boas pomadas para esse desidrato...LOL
    Ou será que ele é assim tão "malvado" como é pintado nas redes sociais!?

    ResponderEliminar
  3. politica saloia e bacoca no seu melhor!

    ResponderEliminar