sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O mal-amado – parte II

Opinião

Vamos diretos ao assunto!
Haverá alguém mais mal-amado na nossa vida pública do que Luís Ferreira?
Verdade seja dita que esta personalidade tem o mérito de "fazer o pleno"!
É praticamente unânime o reconhecimento da sua capacidade de gerar ódios de estimação com todos aqueles com quem priva durante algum tempo.
Luís Ferreira é um personagem laborioso, visionário, obcecado.
Por exemplo, na autarquia, em face de um qualquer problema candente ou não, enquanto os seus eleitos ficam a tecer rendas de bilros, Luís Ferreira resolve! Durante os dois anos em que esteve à  frente dos destinos do município de Tomar a coisa era assim caraterizada: "Alguém tem um problema? Quer resolvê-lo? Fale com o Luís Ferreira!".
Até já havia quem dissesse: "Mais vale um Luís Ferreira a dormir do que…”, é melhor não concluir a citação...
Luís Ferreira é um homem de fação. Não o esconde nunca o escondeu. Encontra-se permanentemente a tecer (não rendas de bilros...) redes de influência, a distribuir cargos, conceder benesses, aos da sua cor ou credo, é claro! Em troca quer ser obedecido sem reservas, quer retribuição, não quer ouvir um piu... Com ele aplica-se aquela regra: "quem não é por mim, é contra mim!".
Mas o que o alimenta? O que o motiva?
Apenas uma simples coisa: O Poder!
Sim, o Poder inebria-o. Provoca-lhe descargas de adrenalina que o fazem dispensar o sono, a alimentação e, eventualmente, até outras necessidades fisiológicas... Conclusão, o cheiro do poder, o exercício do poder tornam este homem numa máquina. Pensarão os caros leitores menos atentos que tudo isto é um exagero. Não podiam estar mais enganados. O homem não só se torna uma máquina, como se torna numa máquina de guerra!
Luís Ferreira tem apetência pelo poder. Mas não um poder qualquer. Dá-lhe gozo o poder autárquico. Há anos que, com aquele labor já referido, tens o olhar fito na cadeira de poder na autarquia. No mandato anterior, empurrando o ingénuo arquiteto Becerra Vitorino para cabeça de lista do PS, exerceu funções executivas na coligação forjada com o PSD de Miguel Relvas. Exercendo funções nos bombeiros e no turismo provou o poder, essa poção mágica que o leva a acreditar ser um predestinado. Quando julgou oportuno, rompeu a coligação e "assassinou politicamente" o arquiteto.
Para tentar ganhar a autarquia em 2013 preparou a coisa com rigor militar. Atrás da figura popular da sua companheira Anabela Freitas arrancou a ferros uma vitória tangencial ao desavindo PSD. Ainda deve ter sido mais saborosa para Luís Ferreira a vitória assim. Os PSD's de boca aberta incrédulos com a derrota... Puro gozo!
Mas uma coisa sobre a qual Luís Ferreira não gosta de elaborar é o facto dele próprio não ter condições para ser candidato. Não ter imagem para isso. Não convencer pela palavra falada. A imagem e a voz têm que ser de outro apesar do conteúdo, a mensagem ser sua. Isto deve doer. Dói com certeza. Luís Ferreira nunca será presidente da Câmara Municipal de Tomar. Estou a falar dum presidente que tenha encabeça uma lista porque chegar a presidente indo em número três, vindo posteriormente a desistir os dois primeiros, já é outra conversa...
Então voltemos ao mote desta crónica. Como é que este homem providencial para o PS Tomar, distribuidor de lugares, resolutor de problemas, estratego visionário da missão do seu partido no concelho acaba mal-amado pelos seus pares, aqueles seus pares que fez sentar nas cadeiras de poder em que se encontram?
A palavra para isto é: Ingratidão!
O homem que instalou o PS no município de Tomar acabou corrido pelos seus, longe da sua terra com um razoável prejuízo moral e material.
Mas Luís Ferreira, não sendo nenhum predestinado, ainda assim tem "sete vidas". Há que esperar que se acalme, que deixe de esbracejar pois sendo natural a sua raiva, ele próprio reconhecerá que essa atitude tratar-se-á dum espúrio gasto de energias.
Depois, preparem-se, é mesmo de esperar pelo REVENANT!
                                                                                José da Silva

3 comentários:

  1. Mas onde é que este josé da silva quer chegar? é que até são os outros dois nomes da personagem aqui referida...
    A personagemalém de adorar o poder e o protagonismo, ser arrogante e arruaceiro, ter ódio aos que sabem mais que ele e aos funcionários e se meter com toda a gente pouco mais tem para oferecer a mais que vinganças e ódios. O homem resolve?! o quê se onde toca faz porcaria, negociatas com os amigos como ele? o que parece ter tentado resolver foi a vidinha e afinal que estratéga foi essa para ganhar eleições se todos sabem que os do partido o obrigaram a não aparecer na campanha e foi contra todos que foi nomeado?

    ResponderEliminar
  2. Andam a injetar-se com a seringa das farturas, mas quem é que diz que o homem resolve alguma coisa?! Se dizem alguma coisa dele é que é louco, vingativo, mal formado, trauliteiro, pedante, etc, etc.

    ResponderEliminar
  3. Hoje mandei um comentário grande. Com uma pitada de ironia, mas em que procurei puxar o "debate" para um tom mais sério.
    Não foi publicado. Diz um bocadinho sobre o blogue ou quem o gere. No fundo, estão bem uns para os outros.

    ResponderEliminar