segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

De cronista para cronista

Opinião

António Rebelo numa das suas últimas crónicas, a propósito do texto "O candidato do PS", levanta a questão de se estar a queimar candidatos.
Assunto assaz pertinente. O de falarmos de candidatos, entenda-se. Isto logicamente pressupõe que haverá, segundo as diferentes perspetivas, uns candidatos melhores e outros piores. Eventualmente, até existirão alguns que sejam mesmo maus...
É que concordarão comigo que, inusitadamente, estamos em mudança de ciclo. E digo inusitadamente porque aquilo que seria expectável era que a atual presidente liderasse a autarquia suavemente durante dois mandatos autárquicos. Isso se não "estivesse noutra", se não tivesse entregue o poder a outrem e por aí adiante que até já custa repisar sempre o mesmo...
Quando refiro mudança, não é necessariamente aquela baseada no inevitável ciclo da alternância. Não! O concelho precisa é de mudança no comando do município. Isso sim, é um dado insofismável.
Ora, ou essa mudança se processa através da alteração do protagonista do PS, ou caímos no tal famigerado ciclo...


Posto isto, parece ser deveras importante que se discuta este assunto aqui, na blogsfera, às claras, já que na realidade tudo se encontra em marcha atrás das opacas cortinas dos "poderes instituídos"... No entanto, poder-se-á ser levado a pensar que esta troca de pontos de vista constitua uma "privatização" do debate. Um afunilamento do problema. Que não há razão nenhuma para esgrimir argumentos. Por outro lado, a suspeição da existência de agendas escondidas da parte de quem escreve só aproveita a quem de facto as tem, sem as escrever... Mas no que ao José da Silva diz respeito, creio que o António não irá por aí porquanto acredito que me julgará à sua semelhança. Resta ainda reforçar a importância do levantamento deste tema já que a imprensa escrita foi de férias e, tirando o distinto blogue Tomaradianteira-3, o tomarnarede e, por vezes, o TomaraLetra, por terras do Nabão "no pasa nada"...
Já agora, para que fique claro, esta prosa não tem pretensão de polemizar com o António, tanto mais que ele seguramente  também concordará que isso seria um bónus ao stablishment. Sou um seguidor atento das reflexões do Tomaradianteira-3 e respeita-as exatamente pelo modo e liberdade com que são expressas.
O que a minha crónica pretende é tão simplesmente colocar o enfoque naquilo que é a atualidade local, comandada pela agenda da autarca do PS ao anunciar a sua recandidatura 20 meses (!!!)... antes das eleições, como bem refere António Rebelo no seu comentário.
Ora vamos lá a ver. Queimar candidatos, porquê? Acaso terá para esta terra qualquer sentido que Anabela Freitas se recandidate a um novo mandato à frente do município? Haja Deus! Não precisa de dizer nada mas estou certo e seguro que o próprio António Rebelo concorda comigo e quererá muito melhor para Tomar. Muito melhor, não! Completamente diferente! E, sem que isso queira dizer que é cúmplice do tal "assassinato político" a que se refere.
E sobre o Ivo Santos. Queimar, como? Na mera comparação com quem se perfilou dá-lhe 7-0 qual Paulo Futre. Se tiver dúvidas é perguntar aos (não) acomodados do PS. Mas há melhores candidatos? Então vamos a isso.
Caro António Rebelo, agitemos as águas sem medo de as turvar pois já turvas andam elas.
Atenciosamente,
                                        José da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário