quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Morreu antiga professora do ‘Liceu’

Maria Carolina Lousada, antiga professora do ‘Liceu’ de Tomar, atual escola secundária Santa Maria do Olival, faleceu no dia 20 com 77 anos. Era casada com o major-general José Manuel Garcia Ramos Lousada.
Licenciada em Românicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Carolina Lousada lecionou português e francês, não só no ‘Liceu’ de Tomar mas também na antiga escola comercial e industrial, na Amadora, Beira (Moçambique), Luanda e Oeiras.
O funeral decorreu no dia 22 em Vila Flor, Trás-os-Montes, sua terra natal, onde ficou sepultada.
Maria Carolina Lousada deixa marido, quatro filhos e nove netos.
A toda a família apresentamos sentidas condolências.

O perfil de Carolina Lousada no facebook vai ser transformado pela família num mural a ela dedicado. 
Durante a missa do funeral, Gonçalo, um dos netos de Carolina, leu uma sentida mensagem de despedida e homenagem à sua avó que a seguir transcrevemos:

“Partiste. Apressada. Assim te obrigou o destino, sem dar tempo ou aviso para despedidas. Contigo levas a vida como eu a conhecia. Em mim deixas um contributo activo de 26 anos. Orgulhosamente menino da sua avó, não vou partilhar aqui os momentos que passamos, pois se a vida teve o egoísmo de te levar de mim, não vou ser eu que vou partilhar de forma altruísta o que de melhor tenho. Mas posso adiantar que se me dessem 5min contigo para uma última despedida, não havia uma palavra que pudesse acrescentar ao que sempre fiz questão de que soubesses. Vou morrer de saudades dos facebook messengers às 4h e dos facetimes pela madrugada fora. Da minha conselheira, impulsionadora e amiga para lá de qualquer barreira da idade. Quase 8 décadas foram curtas para tamanha vontade de aprender, conhecer e inovar, num exemplo que seguirei para sempre. Sei que estarás sempre comigo, como sempre estive contigo. Ou não tivesses tu perdido horas a fio comigo a observar o céu naquelas noites de verão, para que pudesse conhecer todas as estrelas e constelações que existem, pois só assim ia saber onde estava a nova quando chegasse a hora☝🏻✨ Avó da minha vida ❤"

2 comentários:

  1. Depois da sua passagem pela Escola Secundária Santa Maria do Olival, esta senhora também foi professora da Escola Secundária C/3.º Ciclo D. Nuno Álvares Pereira, onde terminou a sua carreira e lhe foi prestada a respetiva homenagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi minha professora de Francês em Santa Maria do Olival. Descanse em Paz. Sentimentos á familia

      Eliminar