quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Vasco Jacob morreu há 40 anos

Vasco Jacob vestido de branco e com chapéu na "sua" piscina
O homem que dá nome à piscina municipal de Tomar, Vasco da Costa Jacob, faleceu com 76 anos, a 4 de novembro de 1975, já lá vão 40 anos.
Muitos conhecem a piscina mas poucos saberão quem foi Vasco Jacob. Aproveitamos esta efeméride para recordar um pouco da vida deste homem que, ao longo de mais de 40 anos, ensinou mais de 5 mil pessoas a nadar primeiro no rio Nabão e depois na piscina.
Vasco da Costa Jacob nasceu em Alpiarça a 24 de junho de 1899.
Frequentou a Casa Pia e, já adulto, veio parar a Tomar porque foi colocado no quartel da cidade para cumprir o serviço militar.
Aqui praticou várias modalidades desportivas, foi dirigente de várias coletividades do concelho e correspondente de jornais desportivos.
A pedido de vários amigos iniciou o ensino da natação no rio Nabão em 2 de junho de 1926.
E, anos mais tarde, foram os próprios alunos que propuseram à câmara a atribuição do nome Vasco Jacob à piscina que na altura estava em construção.
A 9 de setembro de 1961 foi inaugurada a piscina que, até 1972, teve como diretor o próprio Vasco Jacob. Devido a um problema de visão teve de deixar de trabalhar. Sucedeu-lhe no cargo o neto Vasco Jacob Monteiro que foi responsável pela piscina e pelo parque de campismo até há poucos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário