Nesta terça-feira, dia 28, pelas 11 horas, é inaugurada no Convento de Cristo em Tomar a exposição Cerâmica do Quotidiano Conventual, na qual podem ser apreciadas cerca de 100 peças de loiça da mesa fradesca e a diversos barros de cozinha, até agora mantidos na reserva.
Graças às peças reabilitadas pelo Laboratório de Conservação e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar, num processo de vários anos, pode constatar-se que, nos finais do séc. XVII e inícios do séc. XIX, existiam a uso no Convento de Cristo dois conjuntos de loiça de mesa: o do Refeitório, que serviria os cerca de 100 religiosos regulares e outro da Enfermaria para uso exclusivo dos enfermos. Esta exposição vem iniciar um ciclo de mostras que pretende dar a conhecer o vasto acervo, que há largos anos é reserva do Convento de Cristo.
Trata-se de uma coleção heterogénea e desconhecida, que data das primeiras décadas do seculo XX, da constituição da U.A.M.O.C. - União de Amigos dos Monumentos da Ordem de Cristo, e que terá tido como objetivo a criação do Museu da Cidade de Tomar. Chegou mesmo a possuir um núcleo museológico exposto neste monumento através de dois núcleos, um essencialmente de materiais pétreos e outro mais eclético, onde a presente coleção se inseria.
Sem comentários:
Enviar um comentário