sexta-feira, 26 de junho de 2015

Cidadãos limpam aqueduto dos Pegões

Neste sábado, dia 27, vai decorrer no aqueduto dos Pegões uma ação cívica de limpeza do mato e do lixo. A operação, aberta a todos os cidadãos, começa às 7 da manhã e termina às 12.30 horas.
Quem pretender participar basta aparecer devidamente equipado para as funções, com roupa adequada e as ferramentas necessárias. Os promotores fornecem a gasolina para as moto-roçadoras e outros equipamentos. No final oferecem uma pequena refeição aos voluntários.
O aqueduto dos Pegões é um monumento com mais de 400 anos e cerca de seis quilómetros de extensão que se destinava a fornecer de água o Convento de Cristo.

Comentário

Este é mais um caso em que os cidadãos se substituem às entidades responsáveis porque estas não têm capacidade de resposta para os problemas da sua tutela.
Na cidade, grupos de cidadãos limpam as ruas, um trabalho que é da responsabilidade da câmara de Tomar. No caso dos Pegões, a responsabilidade da manutenção do monumento é da secretaria de estado da cultura, ou seja, do governo.
Apesar de ambas as iniciativas serem louváveis pelo espírito de cidadania que representam, não deixa de ser lamentável que as entidades responsáveis “sacudam a água do capote”.
Os cidadãos pagam taxas e impostos para a câmara e para o Estado com vista a estas entidades cumprirem as suas obrigações e fazerem o que lhes compete. O que, lamentavelmente, não está a acontecer.
JG

Sem comentários:

Enviar um comentário