terça-feira, 23 de junho de 2015

As diferenças no atendimento dos hospitais de Abrantes e Leiria

O DJ Pedro David, de Tomar, sofreu uma aparatosa queda do palco no sábado à noite após uma atuação nas festas do Entroncamento. Ficou sem sentir a perna direita e foi transportado de ambulância pelos bombeiros para o hospital de Abrantes.
Pedro David relata na primeira pessoa essa aventura naquilo a que ele chama “hospital "mortuário" de Abrantes”. Descontente com o atendimento deslocou-se no dia seguinte ao hospital de Leiria. No facebook dá conta das diferenças que experimentou entre os hospitais de Abrantes e Leiria no atendimento aos doentes.
Aqui fica esse relato na primeira pessoa:
“Meus Amigos (as), foram inúmeras as mensagens e telefonemas que recebi nos últimos dois dias. Espero que compreendam que não consegui atender todos, nem responder a todas as mensagens. Assim, escolho esta forma para agradecer do fundo do coração todo o vosso carinho e amizade demonstrada num momento que foi muito assustador para mim devido ao facto de ter deixado de sentir a perna direita após a queda do palco, na madrugada de Domingo. Depois de um episódio triste que vivi no Hospital "mortuário" de Abrantes e que vão ter nos próximos dias oportunidade de conhecer ao pormenor, quis hoje ficar descansado sobre as mazelas que sofri. 
Nesse sentido, desloquei-me ao Hospital Santo André, em Leiria, na certeza que naquela unidade seria bem tratado. Não me enganei... a pulseira mostra a hora a que entrei pelo meu pé, nas urgências (diferente de entrar em maca com o INEM).
A verdade é que em 55 minutos, fizeram em Leiria aquilo que em Abrantes entre as 03h10 e as 05h40 da madrugada de domingo, num hospital que estava em modo ZEN, felizmente por falta de "clientes", não fizeram. 
Em Leiria, entrei, inscrevi-me e encaminharam-me para a triagem, onde ao fim de 4 minutos me chamaram. Expliquei o sucedido e as queixas de dores, colocaram-me a pulseira amarela (60 minutos - triagem de Manchester) e encaminharam-me para o gabinete de medicina geral. Aqui, fui chamado ao fim de 3 minutos de me ter sentado na sala de espera. Fui visto e encaminhado de imediato para a Ortopedia. Sentei-me de novo na sala mas da especialidade e qual não é o meu espanto que em menos de 5 minutos ouço o meu nome e vem um enfermeiro à porta para me encaminhar ao gabinete. Sou visto pelo Dr. António Sales que me envia para o RX . Chegado ao RX, um enfermeiro pergunta-me à minha chegada se eu era o Sr. Pedro... e eu completei, David? Sim... Então peço-lhe desculpa, mas aguarde só 5 minutos que o chamam já... assim aconteceu... entro, faço 4 RX e encaminham-me de novo para a Ortopedia onde sou chamado ao fim de 2 minutos, de novo ao Gabinete do Dr. António Sales. São me mostrados os RX 's e explicadas as lesões. De seguida preenche o receituário e documentação para o seguro. Desejam-me as melhoras com um sorriso e disponibiliza-se para o que precisar.  Sigo para a receção, onde está uma fila de 12 pessoas , mas que em menos de 10 minutos , a eficácia de quem estava ao balcão, me levou a ser atendido. Apresentam-me as referencias multibanco para posterior pagamento das despesas, perguntam se preciso de justificação, carimbam papeis e desejam-me as melhoras. Com tudo isto, olho para o relógio e os ponteiros marcavam 19H35m... menos de uma hora após a entrada , num Hospital de uma cidade Capital de distrito e onde em todas as salas havia pessoas à minha frente e muitas ambulâncias sempre a chegar... AQUI NO HOSPITAL SANTO ANDRÉ, EM LEIRIA, há gosto pelo que se faz, há gosto em ser bom, ser melhor... Um agradecimento a todos os profissionais que foram exemplares, ao contrário de muitos que nos últimos dias mostraram falta de profissionalismo e claramente trabalharem por gosto À COR DO DINHEIRO, dormindo em serviço, num hospital vazio e onde os pacientes têm que aguardar que o Sr. Doutor tenha vontade de nos atender.”
Pedro David caiu desamparado do palco

10 comentários:

  1. Boa tarde.....pois ja eu discordo do tao bom profissionalismo desempenhado no hospital santo André em Leiria....rapidez concordo plenamente mas quanto ao resto nem por isso....provavelmente foi ma sorte a minha no ortopedista que me calhou que me deixou com um dedo deformado que poderia ter ficado bom...ja pars nao falar que nao se disponibilizou para posterior avaliaçao, nem sequer no dia de retirar a tala, ao que me respondeu para tirar eu en casa....nao digo que abrantes seja melhor ou pior atenção, alias deveriam ser todos bons....em todo o lado ha bons e maus profissionais.....

    ResponderEliminar
  2. Pois comigo aconteceu o contrário há uns anos e ainda hoje agradeço imenso pelo facto de ter ido de Leiria para Abrantes.

    Depende de com quem calhamos naquele nosso mau momento

    ResponderEliminar
  3. Pois comigo aconteceu o contrário há uns anos e ainda hoje agradeço imenso pelo facto de ter ido de Leiria para Abrantes.

    Depende de com quem calhamos naquele nosso mau momento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os médicos que estão em Abrantes agora já não são os mesmos de há uns anos atrás... Pois antes eram médicos bons e competentes agora neste momento não presta para nada uma verdadeira vergonha.

      Eliminar
  4. Eu tambem nao tenho boas referencias do Hospital de Santo Andre onde a 6 anos tive o meu filho. Mas tenho piores nao do Hospital de Abrantes mas sim do Hospital de Tomar. Diferença colossal tanto no atendimento, como no profissionalismo de um hospital, que tambem e publico, como o Hospital Universitario, em Coimbra. Ou seja dependendo da area de residencia somos cidadaos de primeira ou de terceira.

    ResponderEliminar
  5. Eu continuo a dizer, é uma sorte chegar aos hospitais e calhar com as pessoas certas, apesar de não ter nenhuma queixa aparente dos hospitais aqui referenciados, ainda bem que correu tudo bem com o David, não pode ser tudo mau :)

    ResponderEliminar
  6. Apesar de não ter nenhuma queixa dos hospitais aqui referenciados, continuo a dizer é preciso ter a sorte de estar no sitio certo com as pessoas certas, ainda bem que correu tudo bem com o David :) nem tudo correu mal.

    ResponderEliminar
  7. um tipo abandona o Hospital porque devia ter muito que fazer. Em vez de ficar sossegado... e depois ainda se queixa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro Senhor ou Senhora, que a minha experiencia e reclamação sirva para que a proxima vez que o Senhor ou senhora tenha a inflicidade de ter que ir ao hospital, seja bem atendido. Se isso acontecer, espero que se lembre que não é a esconder a identidade e nome, num acto cobarde, que se luta por direitos. Corri o risco de ficar com mazelas que foram diagnosticadas no dia seguinte no Hospital de Santo André, mas se essas mazelas derem origem a um melhor atendimento para si ou um familiar seu, eu já fico feliz. Bem haja e sai do escuro , tenha essa coragem.

      Eliminar
  8. O hospital de Abrantes é dos piores hospitais que já vi.... As pessoas são maltratadas, e são atendidas com cara de frete... E tudo o que seja idosos é para se deixar morrer..... Sempre que lá fui nunca sai de lá satisfeita... A última vez que fui lá a médica de banco atirou me o relatório pelo ar caindo no chão, e após ouvir tantos berros chamei lhe besta e fechando lhe a porta com toda a força...Aqui em Beja o hospital é 5 estrelas e os profissionais 5 estrelas são.

    ResponderEliminar