sexta-feira, 3 de abril de 2015

Quando Manoel de Oliveira filmou no Convento de Cristo

Numa altura em que se recorda a vida e obra do cineasta Manoel de Oliveira, falecido esta quinta-feira, 2, no Porto, aos 106 anos, importa recordar os dois principais momentos em que o ‘Mestre’ passou por Tomar.
Em janeiro de 2005, o realizador Manoel de Oliveira rodou no Convento de Cristo o filme “O Quinto Império - Ontem como Hoje” (na foto em cima). Além de Tomar, as filmagens decorreram em Coimbra, Batalha e Alcobaça, numa produção da empresa “Madragoa”. O 31.º filme de Manoel de Oliveira baseava-se na peça de teatro El-Rei Sebastião, escrita por José Régio em 1949.
Em junho de 2009 o Cine-Clube de Tomar (Plano Extraordinário – Clube de Cinema) promoveu uma homenagem ao realizador. Era o ano do seu centenário. Manoel de Oliveira chegou ao Cine-Teatro de Tomar acompanhado pela atriz Teresa Meneses, pelo ator Diogo Dória e pelo presidente da Câmara, Corvêlo de Sousa (na foto em baixo).
Quando subiu ao palco, foi aplaudido de pé pelas dezenas de pessoas presentes. Agradeceu o gesto e recordou cenas de filmes e histórias passadas durante as dezenas de filmes que realizou, designadamente no filme “O Quinto Império” rodado no Convento de Cristo.
No final foi projetado o filme “Francisca”, rodado em 1981.

O Quinto Império | Manoel de Oliveira | 2005
(Original com legendas em italiano)

Sem comentários:

Enviar um comentário