sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Águas do Centro fornece a melhor água do país

Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) é a empresa Águas do Centro que distribui a melhor água do país. Tomar é um dos 17 concelhos abastecidos pelas Águas do Centro.
A empresa recebeu esta semana o prémio ‘Qualidade exemplar da água para consumo humano’ da ERSAR, prémio que é atribuído pela ERSAR em parceria com o jornal Água&Ambiente, com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB) e da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) – e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)
O Júri justificou da seguinte forma a atribuição do prémio: “Este sistema multimunicipal tem garantido níveis excelentes de qualidade de água para consumo humano “numa vasta área que se estende desde a fronteira com Espanha até ao Rio Nabão”, abrangendo 17 municípios e 74 pontos de entrega. Além disso, a entidade gestora tem implementado um sistema de responsabilidade empresarial e encontra-se a finalizar o Plano de Segurança de Água” A atribuição dos prémios tem como objetivo “identificar, premiar e divulgar casos portugueses de referência relativos à qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, contribuindo para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos cidadãos”. A atribuição dos prémios baseia-se numa avaliação quantitativa e qualitativa da informação constante dos Relatórios Anuais dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal editados pela ERSAR nos últimos anos, sem prejuízo de informação adicional que o júri entenda utilizar. O júri é composto por representantes das entidades organizadoras e parceiras: Jaime Melo Baptista, presidente da ERSAR (que preside), Maria João Rosa, do LNEC, José Manita Vaz, da APDA, Graça Lopes, da APESB e Luís Mesquita David, da APRH e Joana Filipe, do jornal Água&Ambiente


“Este é o reconhecimento do esforço e trabalho que temos feito no sentido de ir melhorando a qualidade de prestação de serviços”, agradeceu o Administrador Delegado da Águas do Centro, Amável Santos. Para o gestor, este prémio corresponde também a mais “uma responsabilidade”. Amável Santos agradeceu ainda aos colaboradores da empresa. “Foram eles que conquistaram este prémio”, declarou. Simultaneamente a Águas do Centro recebeu dois selos: “Qualidade de Serviço de Abastecimento Público de Água” “Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano” Demostrando que é uma empresa de referência relativamente à qualidade do serviço prestado.
A Águas do Centro abrange, na componente designada ‘em alta’ – ou seja, na captação, tratamento, adução e reserva de água –, os municípios de Alvaiázere, Castanheira de Pêra, Castelo Branco, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Figueiró dos Vinhos, Idanha-a-Nova, Mação, Oleiros, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Tomar, Vila Nova da Barquinha e Vila Velha de Ródão, além de alguns aglomerados do Sul do concelho do Fundão.

Sem comentários:

Enviar um comentário