quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Recolha de lixo e limpeza da cidade passam para os SMAS

Sede dos SMAS na Praça da República em Tomar
De acordo com o novo Regulamento da Estrutura e Organização dos Serviços Municipalizados de Tomar, publicado no Diário da República no dia 18, a gestão de resíduos urbanos (recolha de lixo) e a limpeza pública da cidade passam a ser da responsabilidade dos SMAS. Ou seja, a Câmara vai transferir para os SMAS estes serviços que até agora estavam sob a sua alçada.
Segundo aquele documento o objetivo primeiro das atividades dos SMAS é “a melhoria das condições gerais de vida e de bem-estar, através da defesa da saúde pública e do meio ambiente”. Para tal “devem conceber, construir e gerir os sistemas de distribuição de água e de recolha e escoamento dos efluentes domésticos, recolha de resíduos sólidos e serviços de limpeza urbana, de forma eficaz, garantindo ao Município a prestação de um serviço público de qualidade através de processos de gestão eficientes e respeitadores dos valores sociais e ambientais mais elevados, consolidando uma imagem de confiança e competência.”
Os SMAS são geridos sob forma empresarial e possuem organização autónoma no âmbito da administração municipal. No entanto, os três elementos do conselho de administração são os eleitos do PS na Câmara: Anabela Freitas (presidente), Rui Serrano e Hugo Cristóvão (vogais).

Regulamento da Estrutura e Organização dos Serviços Municipalizados de Tomar


Sem comentários:

Enviar um comentário