segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Quem quiser ter uma horta municipal vai ter de pagar mais de 100 euros por ano

No regulamento das hortas municipais de Tomar, que se encontra em fase de discussão pública, estão definidos os preços que os candidatos a agricultores têm de pagar por cada talhão: 1,5 euro por cada m2 e por ano a que acresce uma joia (caução) de 50 euros a pagar em prestações de 15 euros por trimestre.
Estão disponíveis 64 talhões, com áreas compreendidas entre os 60 e os 75 m2, o que significa que cada horta vai custar ao ‘agricultor’ entre 90 e 112,5 euros por ano, sem contar com a tal joia. Os desempregados ou carenciados beneficiários de apoios sociais têm um desconto de 50 por cento.
As hortas municipais situam-se num terreno entre o horto municipal e o rio Nabão, perto da Agriloja em Marmelais.
Com a criação destas hortas a Câmara pretende “um adequado desenvolvimento de atividades ligadas à agricultura urbana sustentável, com uma vertente social que se pretende que venha a fomentar relações de vizinhança e de espírito comunitário, entre cidadãos individualmente considerados, ou integrados em Associações e Instituições que pretendam valorizar o Projeto”.
A “Proposta de Regulamento de Acesso e Utilização das Hortas Municipais de Marmelais” foi aprovada por maioria em reunião de Câmara e está publicada hoje no Diário da República. Pode ser lida aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário