No regulamento das hortas municipais de Tomar, que se encontra em fase de discussão pública, estão definidos os preços que os candidatos a agricultores têm de pagar por cada talhão: 1,5 euro por cada m2 e por ano a que acresce uma joia (caução) de 50 euros a pagar em prestações de 15 euros por trimestre.
Estão disponíveis 64 talhões, com áreas compreendidas entre os 60 e os 75 m2, o que significa que cada horta vai custar ao ‘agricultor’ entre 90 e 112,5 euros por ano, sem contar com a tal joia. Os desempregados ou carenciados beneficiários de apoios sociais têm um desconto de 50 por cento.
As hortas municipais situam-se num terreno entre o horto municipal e o rio Nabão, perto da Agriloja em Marmelais.
Com a criação destas hortas a Câmara pretende “um adequado desenvolvimento de atividades ligadas à agricultura urbana sustentável, com uma vertente social que se pretende que venha a fomentar relações de vizinhança e de espírito comunitário, entre cidadãos individualmente considerados, ou integrados em Associações e Instituições que pretendam valorizar o Projeto”.
A “Proposta de Regulamento de Acesso e Utilização das Hortas Municipais de Marmelais” foi aprovada por maioria em reunião de Câmara e está publicada hoje no Diário da República. Pode ser lida aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário