O espaço onde se encontrava o quadro “A Última Ceia” de Gregório Lopes, na igreja de S. João Baptista em Tomar, já está ocupado por uma reprodução da pintura.
O quadro original do séc. XVI foi emprestado pela paróquia de Tomar pelo prazo de um ano ao futuro Museu da Diocese de Santarém a inaugurar pelo presidente da República a 12 de setembro.
Este caso gerou muita polémica em Tomar e suscitou muitas críticas ao padre e vigário Mário Duarte por ter decidido individualmente o empréstimo da obra sem informar previamente a população nem entidades como a Câmara de Tomar ou a Direção Geral do Património.
Segundo o livro "Tesouros Artísticos de Portugal" o quadro “A Última Ceia” integra "uma série de tábuas quinhentistas pendentes das paredes da nave. Esses “grandes painéis, que constituíram certamente o primitivo retábulo da igreja, foram executados no período de 1538-1539 pelo famoso pintor régio Gregório Lopes”.
No local onde agora está a reprodução foi colocado um painel informativo (ver foto) sobre o quadro, o que foi feito a nível de restauro e qual o objetivo do ‘empréstimo’ a Santarém.
a moldura escolhida foi fantástica :|
ResponderEliminar