segunda-feira, 14 de julho de 2014

Monumento desrespeitado

O monumento em homenagem ao General Fernando Oliveira, presidente da Câmara de Tomar antes do 25 de Abril, foi ultrajado durante os dois eventos organizados pelo Sp. Tomar no jardim da Várzea Pequena nos dois últimos fins de semana: Festival do Frango Assado e o Festival de Verão.
As casas de banho amovíveis foram colocadas junto ao monumento e os tubos de canalização da água para os sanitários foram fixados ao pilar do monumento bem como fitas vermelhas sinalizadoras.
Américo Costa, do grupo Aqua, foi o primeiro a denunciar a situação nas redes sociais. Deslocou-se à última reunião de Câmara onde interveio denunciando a situação vergonhosa de desrespeito para com uma figura marcante da história de Tomar. A presidente da Câmara, Anabela Freitas, prometeu que ia mandar corrigir a situação, mas nada foi feito.
Neste domingo, dia em que as imagens foram captadas, a situação mantinha-se.
Nascido em 1903, Fernando de Oliveira foi uma das principais figuras do Estado Novo, não só em Tomar, onde foi presidente da Câmara de 1946 a 1957, mas figura nacional pois desempenhou o mais alto cargo na chefia da polícia. Faleceu em 1975. A iniciativa de perpetuar a sua memória com um monumento na cidade partiu da Casa do Concelho de Tomar.

1 comentário:

  1. Vá la. o "monumento" ao fascista Fernando Oliveira serviu para alguma coisa. E apropriada.

    ResponderEliminar