sexta-feira, 6 de junho de 2014

Mudanças no mercado semanal de Tomar levantam polémica

Aqui vai deixar de haver vendedores e vai funcionar o estacionamento tarifado
Todos os vendedores (tendeiros) do mercado semanal de Tomar receberam hoje uma carta da Câmara a anunciar mudanças de localização e a informar como se vão processar essas alterações o que motivou de imediato várias críticas.
A Câmara quer acabar com a venda no parque de estacionamento do mercado, espaço onde se concentra a maior parte dos vendedores. Estes vão ser distribuídos pelo parque de Santa Iria, parque do centro de emprego e parque entre a igreja de Santa Maria do Olival e o rio.
O recinto do mercado fica destinado apenas a estacionamento que será tarifado. “Proporcionar melhores condições de trabalho para os feirantes e de acesso e circulação para os consumidores” é o objetivo apontado pelo vereador responsável do pelouro, Bruno Graça.
Para já a Câmara avisa que na sexta feira, 11 de julho, não há mercado semanal. A partir de 18 de julho o mercado semanal de Tomar vai apresentar uma nova arrumação sendo a distribuição de lugares feita por sorteio a realizar no dia 4, mas só têm acesso ao sorteio quem não tenha dívidas à autarquia.
Muitos feirantes não têm pago os respetivos terrados à Câmara. Alguns comprometeram-se com um plano de pagamentos em relação às dívidas em atraso, mas após as primeiras prestações voltaram a não cumprir o pagamento. Esta alteração no mercado vai servir também para expulsar estes feirantes que não pagam.
O sorteio da localização dos espaços de venda está a suscitar muitas críticas dos feirantes, não se antevendo que seja pacífico. A maior parte não aceita a mudança e recusa-se a sujeitar-se a um sorteio com o argumento de que já vendem no mesmo local há vários anos.
Este parque vai transformar-se num novo espaço para os feirantes

Alguns feirantes mudam para o parque de Santa Iria...

...e outros para o parque do centro de emprego

A futura "arrumação" dos mais de 100 feirantes

1 comentário:

  1. Só espero que os juntem mais, o mercado das sextas.
    Porque fazer compras em vários sítios, o nosso mercado perdeu qualidade e muita a meu ver.
    Porque ter que ir lá a cima á passadeira para ir ao parque da Santa Iria, depois voltar outra vez depois ter que descer escadas com compras em dias bons quanto mais em dias de chuva.
    Só espero que a ideia, seja melhor que tem estado até à data.

    ResponderEliminar