A Câmara de Tomar parece estar a imitar o grupo de teatro Fatias de Cá ao marcar para as 16.54 horas a reunião do povo com o objetivo de se decidir sobre a realização da Festa dos Tabuleiros em 2015 e escolher o Mordomo.
O Fatias de Cá tem por hábito marcar os espetáculos e outros eventos para horários como 17.17 horas, 19.19 horas ou 21.21 horas. A reunião do povo de Tomar está marcada para sábado, dia 12, às 16.54 horas no salão nobre da Câmara.
Curiosidades à parte, a reunião marca o arranque de mais uma Festa dos Tabuleiros como manda a tradição. De uma forma informal, o povo de Tomar decide votando de braço no ar se há ou não festa dos Tabuleiros no ano seguinte. É previsível o sim esmagador seguido de forte aplauso. Segue-se um segundo momento importante da reunião que é a escolha do mordomo. Quando se apresentam vários candidatos ao cargo há uma votação também de braço no ar. Quando há consenso acerca de quem deve ser o mordomo, como parece ser este ano com todos os olhares a convergirem para o mordomo das festas de 2007 e 2011, João Victal, a decisão é tomada rapidamente e termina também com um forte aplauso. A tradição manda que, no final da reunião, se lancem foguetes para anunciar a todo o concelho a realização da Festa dos Tabuleiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário