sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Ambientalistas da QUERCUS preocupados com o amianto... na água do mar

Opinião
A associação ambientalista QUERCUS  alerta para o perigo que representa o paquete FUNCHAL (na foto). Recentemente vendido por alguns milhões de euros, a uma empresa inglesa, afirma a citada entidade que vai ser transformado em hotel, mas tem 100 toneladas de amianto, que terão de ser removidas antes:

"Quercus alerta que o paquete Funchal, que vai ser transformado em hotel, tem 100 toneladas de amianto"

A notícia é do OBSERVADOR e pode ser lida integralmente aqui.
A parte mais curiosa disto tudo, digamos assim, é que a QUERCUS nunca se pronunciou sobre as canalizações de amianto que trazem a água a nossas casas, mas sustenta agora que o navio está em mau estado, pelo que pode disseminar microfibras de amianto na água do mar:

"Ambas as associações já alertaram as autoridades para o risco ambiental que envolve o transporte do paquete até Londres, que "por estar danificado e em condições precárias pode libertar partículas de amianto nas águas."

Perante isto, impõem-se cinco perguntas: 1 -  Então, nomeadamente  em Tomar, canalizações em amianto com mais de 80 anos de uso, portanto forçosamente em mau estado, não largam micropartículas de amianto na água que nos chega a casa? 2 -  Porque razão a QUERCUS nunca denunciou tal perigo? 3 - Simples ignorância? 4 - A fauna marítima é mais importante que a espécie humana? 5 - Ou será porque os subsídios governamentais e camarários dão sempre muito jeito, não convindo por isso criar dificuldades a quem nos ajuda?

                                                                                 Templário vesgo

4 comentários:

  1. A Quercus e outros "ambientalistas" trabalham é para o espectáculo. E para fazer fretes a certos partidos políticos.

    ResponderEliminar
  2. Com as vespas asiaticas, com o abaixamento ou inovaçao nos combustiveis nao falam, assim como das desgraçadas canalizaçoes namiantinas,aí estao calados como o tal PAN.

    ResponderEliminar
  3. Vamos todos por um ponto final nas canalizações de amianto em Tomar.
    Todos a assembleia por ordem na próxima reunião de Câmara e estabelecer um limite de tempo para serem todas trocadas por canalizações novas e que obedecem aos parâmetros de transporte de agua para Consumo Humano.

    Há e já agora nada de retirar este comentário srs Jornalistas.

    Obrigado
    Atento por TOMAR

    ResponderEliminar
  4. É imoral e revela enorme desprezo pela vida e saúde dos eleitores/consumidores dos SMAS, a câmara ir gastar milhões na Várzea grande, na Nuno Álvares e na Estrada da Serra, tudo para fazer sobretudo minhoquices que nem sequer são urgentes, e nada fazer para modernizar a rede de águas e esgotos, sobretudo na cidade antiga.
    Parece-me por isso urgente e justo que a população vá protestar nas reuniões da câmara e da Assembleia municipal. Lá estarei, também porque gente da minha família morreu de cancro e consumia água dos SMAS.

    ResponderEliminar