terça-feira, 27 de novembro de 2018

Estado do ramal de Tomar classificado como medíocre

Estação de Tomar. Foto de Orlando Oliveira
Um relatório realizado pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes classifica o estado de conservação do ramal de Tomar como medíocre, apesar de apresentar um nível de utilização de passageiros entre os 80 a 90 por cento.

Segundo o relatório "Ecossistema Ferroviário Português", o número de problemas detetados nas linhas de comboio que podem causar acidentes ferroviários aumentou 85%. O documento refere-se aos anos entre 2012 e 2016 mas dois especialistas citados pelo Jornal de Notícias, garante que a situação não deverá ter melhorado.
Um dado interessante é que, fora do âmbito dos serviços urbanos/suburbanos de Lisboa, Porto ou Coimbra, a estação que apresenta a maior movimentação é Entroncamento (≈ 3,9 mil passageiros/dia).
O estudo faz manchete do Jornal de Notícias nesta segunda feira, dia 26.

Risco de acidentes nas linhas de comboio aumentou 85% em cinco anos

Linha ferroviária portuguesa é uma das mais degradadas da Europa
Recorte do JN

6 comentários:

  1. Parece o estado das notícias deste "blog informativo"(?): medíocres também.

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    1. Não tendo nada a ver com a gestão deste blogue, parece-me que ele se limita a passar informação relativa ao concelho. É aberto às contribuições dos cidadãos, muitos deles preocupados com a situação actual da cidade. Ainda bem. A outros convirá falar de fado e futebol.

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  2. Pena. O primeiro ramal eletrico do pais ter passado no dec. XXI a rabal.

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  3. Este serviço ferroviário de importância estratégica para a cidade (poucas cidades têm uma ligação horária para Lisboa) é, como muitas vezes acontece em Tomar, olhado com desprezo. Transporte de pobres e remediados. Pelo contrário, devia ser aproveitado como fator positivo de mobilidade de pessoas e condição alternativa à saturada região metropolitana de Lisboa para a fixação de empresas. O que não se faria em Ourém ou Leiria se tivessem um ramal eletrificado para Lisboa com frequência horária. Trata-se de uma das últimas "jóias da coroa" da Tomar/cidade de progresso que em tempo existiu e possivelmente só não encerra por falta de espaço para estacionamento de comboios no Entroncamento.

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  4. Para além dos comentários à notícia, uma bonita foto.

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  5. E de lamentar estes comentários…
    Não vi ningyuem dizer e cito vou ser o primeiro:

    Tomar precisa urgentemente e ha largos anos de toda alinha desde a Lamarosa reconstruída de novo no que toca a travessas de betão e carris pois alinha está em muito mau estado.
    Só peço a DEUS que não haja nenhum acidente grave.

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