O primeiro comboio chegou a Tomar a 24 de setembro de 1928 numa viagem inaugural iniciada em Lisboa. Foi presidida pelo presidente da República, General Óscar Carmona, e contou com a presença de outras figuras políticas da época.
As obras de construção do ramal entre Lamarosa e Tomar, numa extensão aproximada de 15 quilómetros, começaram três anos antes, a 24 de agosto de 1925.
A estação de Tomar foi desenhada pelo arquiteto Cottinelli Telmo ao estilo da arquitetura tradicionalista e nacionalista do Estado Novo.
Trata-se da confirmaçáo da importância económica de Tomar nessa época, da capacidade e visão dos dirigentes tomarenses desse tempo e do relevo demográfico de Tomar na região centro. Hoje discute-se e teme-se pelo encerramento do ramal e da estação! E talvez não tenha encerrado por falta de espaço de estacionamento no Entroncamento. No final do dia chegam a juntar-se 12 composições (36 unidades) parqueadas em Tomar. Novos tempos, mas de decadência.
ResponderEliminarNo máximo 20 anos e fecha! e é dos mais rentáveis!
ResponderEliminarTudo mal gerido é no que dá.
ResponderEliminarUtilízo com muita frequençia o combóio o Ramal está bem ativo com combois de hora a hora.
ResponderEliminar